Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorRhoden, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2010-12-21T04:20:21Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27047pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda a subjetividade presente no fazer musical infantil. De modo específico, busca compreender os processos que geram sentido e significado nas notações musicais, de um grupo de nove crianças, com idade entre 4 a 6 anos. As crianças participantes são alunos regulares de Musicalização, do Curso Básico de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE. O registro das manifestações empíricas ocorreu em quatro encontros, no período de setembro a novembro de 2009, os quais foram filmados para o detalhamento das análises. A epistemologia da pesquisa qualitativa e subjetividade, defendida por Gonzales Rey, orienta a escolha metodológica e os conceitos relevantes da investigação, adotando-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. O sentido e o significado das notações musicais das crianças foram compreendidos, a partir de núcleos configurados em torno da materialidade, das narrativas, das relações interpessoais e simbologias compartilhadas no processo dialógico que envolveu as crianças participantes e o pesquisador. Os aportes teóricos de Silvia Helena Cruz e colaboradores (2008) possibilitaram que as interações dessa pesquisa fossem guiadas pela voz das crianças, para então apreender os fundamentos de sua subjetividade. A presente pesquisa poderá contribuir como um referencial para futuras pesquisas com crianças, realizadas em outros contextos e áreas da educação, interessadas em compreender o sentido e o significado das produções infantis.pt_BR
dc.description.abstractThe research approaches the subjectivity present in musical making for children. In a specific way, it aims to understand the processes that generate meaning and sense in musical notation, in a group of nine children aged from 4 to 6 years. Participant’s children are regular students of Musicalization on the Basic Course of Music at Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE. The record of empirical manifestations in this research occurred in four meetings from September to November 2009, when were filmed for a detailed analysis. The epistemology of qualitative and subjectivity research, defended by Gonzales Rey, guides the methodological choice and the relevant concepts of investigation, adopting the case study as research strategy. The meaning and sense of musical notation of children were understood from configured issues around the materiality, the narratives, the interpersonal relations and symbology shared in the dialogic process that involved the participant children and the researcher. The theoretical contribution of Silvia Helena Cruz and collaborators (2008) made possible that the interactions of this research were guided by the children voice for then to apprehend the fundamentals of their subjectivity. This research can contribute as a reference for future researches with children in other contexts and education area, interested in understanding the meaning and sense of children productions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical notationen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectNotação musicalpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectMeaning and senseen
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.titleO sentido e o significado da notação musical das criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763065pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples