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Insensato : um experimento em arte, ciência e educação

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Insensato : um experimento em arte, ciência e educação

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Título Insensato : um experimento em arte, ciência e educação
Autor Mello, Jamer Guterres de
Orientador Zordan, Paola
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte
Burroughs, William
Ciência
Deleuze, Gilles 1925-1995.
[en] Art
[en] Burroughs
[en] Cut-up method
[en] Gilles
[en] Image
[en] Powers of the false
[en] Science
[en] Simulacrum
[en] William S. Deleuze
Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de discussão sobre a questão dos métodos aplicados à pesquisa científica na área das ciências humanas. Buscou-se identificar os pontos de aproximação e distanciamento entre ciência e arte, para analisar de que forma a produção artística pode contribuir com a pesquisa, de que modo estes dois campos do saber dialogam e quais são as suas possíveis interseções. Mais especificamente, esta dissertação propõe o uso do método do cut-up, formulado por William Burroughs, e da estética dos fanzines como afirmação das potências do falso e do simulacro, conceitos da filosofia de Gilles Deleuze. O trabalho se baseia também na noção de montagem cinematográfica e na sua relação com o cut-up, já que ambos podem operar como mecanismo articulador fundamental que justapõe imagens e textos para priorizar os efeitos de choque visual, de fragmentação, de imagens sujas e borradas que são comuns aos fanzines e a uma certa produção cinematográfica.
Abstract This work presents a discussion proposal for the question of the methods applied to scientific research in the human sciences field. The attempt was to identify the points of approach and distance between science and art, to analyze how artistic production may contribute to research, how this two fields of knowledge dialogue and which are their possible intersections. More specifically, this master thesis prompts the use of cut-up method, formulated by William Burroughs, and fanzines aesthetics, as an affirmation of the powers of the false and the simulacrum, concepts of the philoshophy of Gilles Deleuze. The work is also based on the notion of movie editing and its relation with cut-up, as both of them may operate as a prime joining mechanism which juxtaposes imagens and texts to stress visual impact, fragmentation, dirty and blurred image effects common to fanzines and a certain cinematographic production.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27050
Arquivos Descrição Formato
000762745.pdf (15.56Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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