Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Fernando Roberto de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Vinicius Gadispt_BR
dc.contributor.authorCattani, Airtonpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T03:28:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270886pt_BR
dc.description.abstractEm diversas áreas do conhecimento – entre elas o Design – representar tornou-se um recurso incontornável em termos de comunicação. Entre as dificuldades em representar algo, está a possibilidade de dualidade, um princípio fundamental em diversas áreas da ciência e da filosofia, caracterizado pela presença de dois elementos ou aspectos distintos, interconectados em um determinado sistema ou fenômeno, muitas vezes ocorrendo simultaneamente. Tal conceito se mostra presente nas imagens digitais, sendo fundamental para o desenvolvimento da chamada Interface Gráfica de Usuário. Por meio de uma análise crítica de literatura, busca-se oferecer uma compreensão aprofundada das diversas facetas da dualidade, considerando tanto suas interpretações clássicas quanto contemporâneas. O texto apresenta o percurso histórico ocorrido para a existência do computador como o conhecemos hoje, além de abordar a criação das chamadas imagens digitais e como elas se relacionam com os sistemas de representação. Além disso, propõe uma reflexão sobre o aspecto dual do formato digital, tendo o experimento mental do gato de Schrödinger como norteador, estabelecendo um comparativo entre as imagens digitais e suas contrapartes físicas, os materiais gráficos impressos.pt_BR
dc.description.abstractIn several areas of knowledge – including Design – representing has become an unavoidable resource in terms of communication. Among the difficulties in representing something is the possibility of duality, a fundamental principle in several areas of science and philosophy, characterized by the presence of two distinct elements or aspects, interconnected in a given system or phenomenon, often occurring simultaneously. This concept is present in digital images, being fundamental for the development of the so-called Graphic User Interface. Through a critical analysis of the literature, we seek to offer an in-depth understanding of the various facets of duality, considering both its classical and contemporary interpretations. The text presents the historical path that led to the existence of the computer as we know it today, in addition to addressing the creation of so-called digital images and how they relate to representation systems. In addition, it proposes a reflection on the dual aspect of the digital format, having Schrödinger's cat mental experiment as a guide, establishing a comparison between digital images and their physical counterparts, printed graphic materials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 27, n. 2 (ago. 2023), p. 325-343.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnology and societyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectRepresentation systemsen
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectComputing historyen
dc.subjectDigital imagesen
dc.subjectImagem digitalpt_BR
dc.subjectDualidadept_BR
dc.subjectDualityen
dc.titleA natureza dual das imagens digitaispt_BR
dc.title.alternativeThe dual nature of digital images en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177082pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples