Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiccoli, Fláviapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Daniel das Chagas de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Cesar Valmor Machadopt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T03:21:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2527-0915pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271015pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.pt_BR
dc.description.abstractIn this article we intend to analyse an experience of using the methodological strategy of Case Studies combined withHistory of Science and to investigate whether this methodology can contribute to students develop autonomy in their learning process and interest in the subject of Chemistry. We used a sequence of three Case Studies on the History of Science in three first year high school classes in a public school in the city of Porto Alegre/Brazil. The data were analysed through records in the researchers' Field Diary. For data analysis, the principles of qualitative analysis were used. The results showed that the useof Case Studies, based on the History of Science, favoured the development of autonomy, and provided the active participation of students in Chemistry classes.en
dc.description.abstractEn este artículo pretendemos analizar la aplicación de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia en clases de primero año de la Enseñanza Secundaria de un colegio público de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. El objetivo de esta investigación fue utilizar la Historia de la Ciencia junto con la estrategia metodológica de Estudios de Caso para desarrollar la autonomía en el proceso de aprendizaje y el interés de los estudiantes por las clases de Química. Los datos fueron analizados partiendo de los registros de los investigadores en su Diario de Campo. Para la evaluación de los datos fueron usados los principios del análisis cualitativo. Los resultados evidenciaron que el uso de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia fue favorable para el desarrollo de la autonomía y la participación activa de los estudiantes en las clases de Química.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectCase studiesen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectHistory of scienceen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectHigh school chemistryen
dc.subjectEstudios de casoes
dc.subjectHistoria de la cienciaes
dc.subjectAutonomíaes
dc.subjectMotivaciónes
dc.subjectEnseñanza secundaria de químicaes
dc.titleA estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeThe case studies strategy combined with history of science in chemistry teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194518pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples