Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAvila, Bruna Fagundes dept_BR
dc.contributor.authorRoldo, Lianept_BR
dc.contributor.authorDresch, Nelton Luispt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T04:43:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271226pt_BR
dc.description.abstractOs métodos tradicionais de educação, pautados por um ensino hierarquizado e passivo em relação à participação dos estudantes parece não ser mais suficiente para garantir a aprendizagem. Estudos relacionados à neurociência e pedagogia trazem dados que constatam a baixa atividade cerebral dos sujeitos expostos aos ambientes e métodos tradicionais de ensino. Iniciativas diversas têm buscado potencializar os processos educacionais a partir de um ensino baseado em projetos e resolução de problemas cotidianos. O design, surge como uma alternativa capaz de estruturar a prática de projetos em ambientes educacionais, delineando o conhecimento a partir de instruções e práticas. Já o conceito de Permacultura é embasado a partir dos modos de vida de populações ancestrais integradas à natureza, como os aborígenes da Austrália por exemplo. Acredita-se que estes conceitos devam ser trabalhados nas diretrizes de projetos em ensino, podendo esta compreensão ser ampliada quando o design e a permacultura passam a fazer parte de projetos educativos. Desse modo, este artigo é construído como um trabalho parte da tese de Doutorado que busca dar voz aos sujeitos da pesquisa, tendo como ferramenta três análises qualitativas, estruturadas com a participação de um grupo focal, que compartilha suas impressões após o primeiro mês de instalação do projeto de Design em uma escola estadual de ensino fundamental localizada em Porto Alegre, RS. Em relação aos resultados, a partir das primeiras verbalizações, os estudantes apontaram respostas semelhantes quando questionados a respeito do que aprenderam nas primeiras atividades propostas. Para as aprendizagens relativas ao Design nas três concepções apresentadas, sendo elas Design de Produtos, Design Gráfico e Permacultura, algumas impressões dos estudantes puderam ser verificadas, onde as vivências mais práticas e lúdicas foram as preferidas. Em relação à segunda atividade qualitativa os resultados foram obtidos a partir de ilustrações dos estudantes relativas aos “momentos inesquecíveis” vivenciados no projeto até então. Na terceira e última análise desta pesquisa que versava sobre felicidade no ambiente escolar os resultados apontaram que os estudantes se sentem mais felizes quando realizam atividades externas à sala de aula e experimentam dinâmicas associadas ao uso de tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractTraditional methods of education, guided by a hierarchical and passive teaching in relation to student participation, seem to be no longer sufficient to guarantee learning. Studies related to neuroscience and pedagogy bring data that confirm the low brain activity of subjects exposed to traditional teaching environments and methods. Various initiatives have sought to enhance educational processes based on teaching based on projects and solving everyday problems. Design emerges as an alternative capable of structuring the practice of projects in educational environments, outlining knowledge from instructions and practices. The concept of Permaculture is based on the ways of life of ancestral populations integrated into nature, such as the aborigines of Australia for example. It is believed that these concepts should be worked on in the guidelines of teaching projects, and this understanding can be expanded when design and permaculture become part of educational projects. Thus, this article is built as a work part of the Doctoral thesis that seeks to give voice to the research subjects, having as a tool three qualitative analyses, structured with the participation of a focus group, which shares their impressions after the first month of installation. of the Design project in a state elementary school located in Porto Alegre, RS. Regarding the results, from the first verbalizations, the students indicated similar answers when asked about what they learned in the first proposed activities. For learning related to Design in the three concepts presented, which are Product Design, Graphic Design and Permaculture, some impressions of the students could be verified, where the most practical and playful experiences were preferred. In relation to the second qualitative activity, the results were obtained from the students' illustrations regarding the “unforgettable moments” experienced in the project until then. In the third and final analysis of this research, which was about happiness in the school environment, the results showed that students feel happier when performing activities outside the classroom and experiencing dynamics associated with the use of technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia. Vol. 12, n.22 (2022), p. [35]-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectProject-based learningen
dc.subjectPermacultureen
dc.titleDesign na escola : as vozes dos estudantes a partir da instalação de laboratórios de design por meio da perspectiva da ecologia profunda e da permaculturapt_BR
dc.title.alternativeDesign at school : student voices from the installation of design laboratories through the perspective of deep ecology and permacultureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194970pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples