Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoso, Caetano Castropt_BR
dc.contributor.authorDevantier, Victória da Rosa Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:30:37Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271494pt_BR
dc.description.abstractÉ fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. Portanto, o referencial adotado neste trabalho se concentra na formação do sujeito que participa de uma proposta educacional fundamentada nos pressupostos de Freire e CTS. O objetivo principal é observar as manifestações dos sujeitos e seu processo de conscientização. Para compor esta tese, foram desenvolvidos três estudos com o propósito de aprofundar as relações entre o sujeito e o objeto. Utilizando a Análise Textual Discursiva, foi analisado o conhecimento adquirido pelos sujeitos presentes no corpus, para identificar se suas percepções são fruto de correlações reais, reflexões ou críticas à realidade. Além disso, buscou-se entender se esse conhecimento resulta em transformação social, alterando a relação do sujeito com a sociedade. Nos dois primeiros estudos, foram explorados os pontos de vista dos educadores e educandos, respectivamente, evidenciando as características associadas à consciência e como a relação entre o conhecível e o cognoscente influencia no processo de constituição do sujeito. No terceiro estudo, buscou-se demarcar e associar a conscientização e a consciência crítica, identificando sua relação com o desenvolvimento da práxis em um contexto educacional baseado na perspectiva Freire-CTS. Por fim, deseja-se integrar as considerações e tópicos abordados nas conclusões, para indicar um novo horizonte na pesquisa voltada ao estudo da perspectiva Freire-CTS no âmbito do ensino de ciências.pt_BR
dc.description.abstractIt is essential to consider that when dealing with the interconnections between the perspectives of Paulo Freire and the CTS movement, we are entering a field that embraces different approaches concerning what is knowable and the one who knows. Therefore, the framework adopted in this work centers on the development of the individuals participating in an educational program based on Freire's and CTS principles. The primary goal is to observe the expressions of these individuals and their process of awareness. To construct this thesis, three studies were conducted with the purpose of delving into the relationship between the individual and the subject matter. Through Textual Discourse Analysis, we examined the knowledge acquired by the participants in the study to ascertain whether their perceptions stemmed from real connections, reflections, or critiques of reality. Moreover, we aimed to understand whether this knowledge leads to social transformation, altering the individual's interaction with society. In the initial two studies, we explored the perspectives of educators and students, respectively, emphasizing the qualities linked to consciousness and how the interplay between what can be known and the one who knows influences the formation of the individual. In the third study, our objective was to delineate and connect conscientization and critical consciousness, identifying their correlation with the development of praxis within an educational context rooted in the Freire-CTS perspective. In conclusion, we aspire to consolidate the insights and themes explored to point towards new horizons in research aimed at investigating the Freire-CTS perspective in the domain of science education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectFreire-STSen
dc.subjectConstituição do sujeitopt_BR
dc.subjectSubjecten
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectConscienceen
dc.titleAs implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples