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Impacto da educação no rendimento salarial no Brasil de 2001 a 2008

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Impacto da educação no rendimento salarial no Brasil de 2001 a 2008

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Título Impacto da educação no rendimento salarial no Brasil de 2001 a 2008
Autor Rodrigues, Adão Aparecido Ferreira
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Co-orientador Salvato, Márcio Antônio
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Brasil
Econometria
Educação
Salário
[en] Endogeneity
[en] Linearidad
[en] Mincer equation
[en] Return to education
[en] Sample selection
Resumo Esse trabalho traz os resultados do retorno salarial de se investir em educação no Brasil e desagregado para cada Estado da Unidade da Federação. Diferentes técnicas econométricas foram estimadas, como Mincer, Mincer Adaptado, Método de Variáveis Instrumentais, Método de Heckman e por fim Metodologia de Hansen (2000) que permite inovar a idéia de não linearidade na equação de rendimento proposta por Jaccob Mincer estimada de forma endógena. A analise empírica foi feita com base nas PNAD´s de 2001 a 2008 com dados em dados cross-section. Os resultados apresentados diferenciam em magnitude de cada método econométrico utilizado em destaque o Método de Hansen que permitiu identificar limiares em que o retorno de se investir em educação muda a partir de certo nível de escolaridade quebrada a hipótese de linearidade. Implicando que a não consideração de tal hipótese pode acabar distorcendo a compreensão da função que a educação em si exerce, por exemplo, na distribuição de renda.
Abstract This paper presents the results of the wage return of investing in education in Brazil and the disaggregated for each member of the Office of the Federation. Others Different from econometric were estimated as Mincer, Mincer Adapted, All Variable Instrumental, Method of Heckman and finally Methodology Hansen (2000) to innovation to go from no linearity in the equation the revenue proposed by Mincer Jaccob estimated and endogen. The analysis empiric was based on PNAD´s from 2001 to 2008 data with data in cross-section. The presented results differ in magnitude for each method used econometric highlighted the method of which Hansen identified thresholds at which the return of investing in education change it from a certain point of education to broken hypothesis linearity. Implying that if consideration in such a hypothesis can end up distorting the understanding of the function what education the exercise it, for example, distribution the income.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27156
Arquivos Descrição Formato
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