Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Paula Regina Humbelino dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Eliane Regina Martinspt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Thiago Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Daniele do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:31:51Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271566pt_BR
dc.description.abstractA botânica é a ciência que estuda todas as características morfológicas, genéticas, fisiológicas e evolutivas dos vegetais, sendo seus conhecimentos essenciais para a humanidade, uma vez que existe uma relação mútua com outros seres vivos. Com a importância da botânica como ciência, este artigo apresenta uma análise da inserção de atividades didáticas no ensino de ciências naturais na escola ribeirinha São Miguel, localizada no sudoeste do Amazonas, sendo o público-alvo estudantes de 7º, 8º e 9º ano da escola. A metodologia consistiu em uma breve análise do conteúdo sobre os vegetais no livro adotado pela escola, desenvolvimento de atividades práticas, como coleta de material botânico para a produção de exsicatas, aula prática de microscopia e ensino lúdico. Os dados foram analisados qualitativamente buscando refletir sobre o ensino de botânica na escola. Os resultados apontaram a importância da utilização de atividades práticas no processo de ensino de estudantes ribeirinhos, as contribuições das atividades para a educação científica, além da necessidade de articulação de conhecimentos tradicionais e escolares. Diante dos resultados, é primordial que professores pensem em estratégias de interligação de conhecimento no ensino de ciências, principalmente ao considerar o público-alvo dessa pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractBotany is the science that studies all the morphological, genetic, physiological and evolutionary characteristics of plants, and their knowledge is essential for humanity, since there is a mutual relationship with other living beings. Considering the importance of botany as a science, this article presents an analysis of the insertion of didactic activities in teaching programs of natural sciences in São Miguel’s riverside school, located in the southwest of Amazonas, with students of the 7th, 8th and 9th grade of the basic school. The methodology starts with a brief analysis of the content about plants in the book adopted by the school, followed by the development of practical activities, such as the collection of botanical material for the production of exsiccated, a practical microscopy class and ludic teaching. The data were analyzed qualitatively, aiming to reflect about the importance and the singularity of teaching botany at school. The results pointed out the importance of using practical activities in the teaching process of riverside students, as well as contributions of activities to scientific education, in addition to the need for articulations of traditional and scientific knowledge. Thus, it is essential that teachers think of knowledge interconnections strategies in science education, especially when considering the target audience of this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.1 (2022), p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlant Biologyen
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.titleEnsino de botânica : possibilidades para a educação científica em uma escola ribeirinha no sudoeste do amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001195806pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples