Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorRipoll, Cydara Cavedonpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Érica Vitória Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T05:07:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1981-1322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271779pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em uma oficina oferecida a esses discentes, intitulada Critérios de Divisibilidade na Escola: Um Trabalho de Reflexão em Grupo. Para a análise dos dados, adaptamos para grupos, a metodologia de análise (individual) propostapor Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009) denominada Reasoning-and-Proving.Foram constatadas, nos grupos, divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui ou não uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos matemáticos de uma demonstração e suas potencialidades pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we investigate how students of different levels of thepreservice teachers course in Mathematicsfrom theFederal Universityof Rio Grande do Sul, Brazil,produce and perceive mathematical argumentsina group reflection environment. The data were collected in a workshop offered to these students, entitledDivision Criterias in School: A group reflectionwork. For data analysis, we adapted, for groups, the (individual) analysis methodology proposed by Andreas Stylianides and Gabriel Stylianides (2009) called Reasoning-and-Proving. Differences in perceptions were foundin the groupsregarding whether an argument is valid or not, that is, whether or not it constitutes a proof. The experience provided the research participants with an awarenessof the mathematical aspects of a proof and its pedagogical potentialities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis. Vol. 17, (2022), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProofen
dc.subjectPensamento matemáticopt_BR
dc.subjectDivisibility criteriaen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.subjectMathematical thinkingen
dc.subjectGroup reflectionen
dc.subjectReasoning-and-proofen
dc.titleConstruções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstraçõespt_BR
dc.title.alternativeConstructions and perceptions of some preservice mathematics teachers about demonstrations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001186611pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples