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Indicadores sociais internos e a geração de valor adicionado : uma análise da relação do balanço social e da demonstração do valor adicionado em bancos brasileiros

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Indicadores sociais internos e a geração de valor adicionado : uma análise da relação do balanço social e da demonstração do valor adicionado em bancos brasileiros

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Título Indicadores sociais internos e a geração de valor adicionado : uma análise da relação do balanço social e da demonstração do valor adicionado em bancos brasileiros
Autor Taiarol, Silvane Maria
Orientador Raimundini, Simone Letícia
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Balanço social
Bancos
Brasil
Demonstração financeira
Indicadores sociais
Responsabilidade social
[en] Added value
[en] Added value statement (AVS)
[en] Internal social investment
[en] Operating income and net
[en] Social report
Resumo Informações sobre a responsabilidade social corporativa têm aumentado substancialmente nas últimas décadas. Essas informações geralmente são divulgadas no Balanço Social e complementadas com a Demonstração do Valor Adicionado, que apresenta a riqueza criada e distribuída pela organização. Esses relatórios estão relacionados por meio dos Indicadores Sociais Internos e o valor adicionado distribuído aos diversos beneficiários. O objetivo desse artigo é analisar e comparar a evolução dos investimentos sociais internos bem como verificar a correlação e a regressão existente entre esses investimentos com a receita e o valor adicionado das organizações bancárias brasileiras, no período de 2000 a 2009. Os dados foram coletados em painel e analisados qualitativamente (análise horizontal e de valores relativos) e quantitativamente (correlação e regressão). Os resultados apontam alta correlação e regressão dos gastos sociais interno com a geração e a distribuição de riqueza, bem como, de receita. Esse resultado corrobora a análise qualitativa realizada neste estudo. A principal conclusão é que os gastos com pessoal é um dos elementos para aumentar as receitas e gerar riqueza para as organizações bancárias.
Abstract Information on corporate social responsibility has increased substantially in recent decades. Such information are generally disclosed in the balance sheet Social and supplemented with the demonstration of the value added, which presents the wealth created and distributed by the organization. These reports are related by means of Internal Social Indicators and the value added distributed to the various beneficiaries. The objective of this Article is to analyze and compare the evolution of investments internal social as well to verify the correlation and regression between these investments with the revenue and the value added of Brazilian banking organizations, in the period 2000 to 2009. Data were collected in panel and analyzed qualitatively (horizontal analysis and relative values) and quantitatively (correlation and regression). The results indicate high correlation and regression of internal social spending with generation and distribution of wealth, as well as, of revenue. This result corroborates the qualitative analysis carried out in this study. The main conclusion is that the spending on personnel is one of the elements to increase revenues and generate wealth for the banking organizations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27212
Arquivos Descrição Formato
000763393.pdf (439.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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