Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLacerda, Matheus Centa dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T05:03:08Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1517-3941pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272283pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga uma possível relação entre a educação matemática e concepções de gêneros, por meio de atividades envolvendo bases numéricas. Assim, a prática pedagógica que foi colocada em ação com estudantes de um 9º ano do ensino fundamental, visou, sob um viés queer, conscientizar sobre as identidades de gêneros (no plural) e sustentar, por meio da matemática, a luta da comunidade LGBTQIA+3em termos de resistência e equidade. Nossos resultados apontam para uma promoção, por parte das/des/dos estudantes, da conscientização sobre a dialética existente entre a diversidade de gêneros e as representações de bases numéricas. Logo, a pesquisa qualitativa desenvolvida indica que as identidades de gêneros, assim como, as sexualidades (ditas como assuntos provenientes das ciências humanas) e as possibilidades de constituir conhecimento matemático com as atividades sobre bases numéricas desenvolvidas estão dialeticamente ancoradas.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates a possible relationship between mathematics education and gender conceptions, through activities involving numerical bases. Thus, the pedagogical practice that was put into action with students in a 9th grade of elementary school, aimed, undera queer bias, to raise awareness about gender identities and to support, through mathematics, the struggle of the LGBTQIA+ community in terms of resilience and equity. Our results point to a promotion, by the students, of the awareness about the existing dialectic between the diversity of gender and the representations of numerical bases. Therefore, the developed qualitative research indicates that the identities of genders, as well as sexualities (said to come from the human sciences) and the possibilities of constituting mathematical knowledge with the developed activities on numerical bases are dialectically anchored.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 29, no. 82 (jan./mar. 2024), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDialecticen
dc.subjectNumerical basesen
dc.titleEducação matemática Queer : uma possibilidade dialética entre bases numéricas e concepções de gênerospt_BR
dc.title.alternativeQueer mathematics education : a dialectical possibility between numerical bases and gender conceptionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196733pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples