Repositório Digital

A- A A+

Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre

.

Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
Autor Cavedon, Neusa Rolita
Castilhos, Rodrigo Bisognin
Biasotto, Livia Donida
Caballero, Indira Nahomi Viana
Stefanowski, Fabiana de Lima
Resumo No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.
Abstract Our paper aims to study the behavior of consumption of book collectors. Through ethnography we investigate the world of the bibliophiles that frequent two second-hand bookstores in the city of Porto Alegre. The fieldwork has revealed some aspects that go beyond a utilitarian approach of goods acquisition and usage. Our analysis is based on previous works in Consumer Behavior and Anthropology of Consumption. This framework has permitted us to access a universe of consumption, which include male sociability, obsessive consumption, and the building of an identity through the consumption. The main contribution of this paper lies in the analysis of one extreme way of consumption, which can help us to understand some aspects of consumption in contemporary society, especially the symbolic proprieties of goods and the process of appropriation of goods in their moving from production to consumption.
Contido em Horizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo : Aspectos psicológicos
Consumo : Aspectos sociais
Etnografia
Pesquisa etnográfica
[en] Collectionism
[en] Consumption
[en] Ethnography
[en] Identity
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/27236
Arquivos Descrição Formato
000646402.pdf (509.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.