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dc.contributor.advisorSchmitz, Vera Reginapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Alexsander Madeira dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:56:11Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272546pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como propósito apresentar e analisar as estratégias comunicacionais aplicadas com base na responsabilidade social em cooperativas. Para esse fim, será desenvolvido o estudo de caso da campanha "Se tem leite Dália, tem apoio ao ICI", veiculada de 2021 até o momento atual. Essa campanha tem como objetivo estabelecer e evidenciar o vínculo entre a Cooperativa Dália e o Instituto do Câncer Infantil (ICI), por meio do projeto "Selo da Coragem". A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando-se Bardin (1977), permitindo examinar quatros categorias temáticas principais: a responsabilidade social, o relacionamento entre o ICI e a Cooperativa Dália, os princípios fundamentais do cooperativismo, incluindo o Interesse pela comunidade, e o objeto deste estudo, a campanha. O objetivo central é identificar como as ações da campanha estão alinhadas à responsabilidade social. Ou seja, como elas contribuem para a promoção do bem-estar da comunidade e do Instituto do Câncer Infantil. Por fim, buscou-se compreender de que maneira a responsabilidade social se alinha com os princípios do cooperativismo, com ênfase especial no número 7, que enfatiza o compromisso em apoiar e interagir com a comunidade local onde a cooperativa está inserida. Em última análise, o estudo almeja evidenciar como a responsabilidade social é incorporada e reforçada no contexto das ações cooperativas, enraizando-se em valores fundamentais de cooperação e preocupação com o bem comum. Os resultados obtidos dialogam com o propósito inicial deste estudo, e confirmam as conjecturas que foram analisadas durante o referencial teórico. Além disso, foi possível analisar como a responsabilidade social e o cooperativismo podem traçar caminhos semelhantes na busca por uma sociedade mais justa. Reitera-se que esta monografia foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Comitê De Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pelo Comitê de Projetos de Pesquisa do Instituto do Câncer Infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present and analyze the communication strategies applied based on social responsibility in cooperatives. To this end, the case study of the campaign "If you have Dália milk, you have support for ICI", which ran from 2021 to the present, will be investigated. This campaign aims to establish and highlight the link between Cooperativa Dália and the Instituto do Câncer Infantil, through the "Selo da Coragem" project, designed by the NGO to raise funds through partnerships with private initiatives that identify with the cause. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The collected data were analyzed through content analysis, using Bardin (1977), allowing the examination of four main thematic categories: social responsibility, the relationship between ICI and Cooperativa Dália, the fundamental principles of cooperativism, including interest in the community, and the object of this study, the campaign. The central objective is to identify how the actions of the campaign "If you have Dalia milk, you have support for ICI" are aligned with social responsibility. In other words, how they contribute to promoting the well-being of the community and the Instituto do Câncer Infantil. Finally, we sought to understand how social responsibility aligns with the principles of cooperativism, with special emphasis on number 7, which emphasizes the commitment to support and interact with the local community where the cooperative is inserted. Ultimately, the study aims to show how social responsibility is incorporated and reinforced in the context of cooperative actions, rooted in fundamental values of cooperation and concern for the common good. The results obtained dialogue with the initial purpose of this study, and confirm what the conjectures were analyzed during the theoretical framework. In addition, it was possible to analyze how social responsibility and cooperativism can trace similar paths in the search for a fairer society. It is reiterated that this monograph was evaluated and approved by the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, by the Research Ethics Committee of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre and by the Research Projects Committee of the Instituto do Câncer Infantil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectCooperativesen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectCommunication strategiesen
dc.subjectBrand positioningen
dc.subjectReputationen
dc.subjectDália Alimentosen
dc.subjectInstituto do Câncer Infantilen
dc.titleA responsabilidade social como estratégia de comunicação nas cooperativas : o caso da Dália Alimentos a partir da campanha "Se tem leite Dália, tem apoio ao ICI"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195217pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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