Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGalante, Renata de Matospt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Bruno Vivianpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T04:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272867pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização é um artefato de aprendizagem essencial para o desenvolvimento social e consiste em um direito fundamental para a formação do indivíduo. No Ensino Fundamental, a alfabetização gera um impacto significativo, propiciando habilidades às crianças contribuindo no seu progresso escolar e no seu convívio em sociedade. No Brasil, estudos recentes comprovam que a taxa de analfabetismo tem crescido no decorrer dos anos, afetando diretamente a educação de crianças. O objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de alfabetização, apresentando a criação e o desenvolvimento de uma ferramenta educacional que auxilie professores no acompanhamento do desempenho dos seus alunos. A ferramenta possui jogos e atividades para alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, e possibilita que o professor tenha relatórios personalizados do desempenho de turmas e alunos. Através destes relatórios, o professor pode detectar as dificuldades de um aluno ou turma e direcionar estudos específicos que contribuam para um melhor aprendizado. Por meio dos experimentos e do questionário respondido pelos professores, foi possível inferir que a ferramenta desenvolvida possui uma aceitação positiva e pode contribuir de forma significativa para o acompanhamento do desempenho dos alunos no processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractLiteracy is an essential learning artifact for social development and is a fundamental right for the formation of the individual. In Elementary Education, literacy generates a significant impact, providing children with skills that contribute to their academic progress and their coexistence in society. In Brazil, recent studies show that the illiteracy rate has grown over the years, directly affecting children's education. The objective of this work is to contribute to the literacy process, presenting the creation and development of an educational tool that helps teachers monitor their students' performance. The tool has games and activities for students in Cycle I of Elementary School, and allows teachers to have personalized reports on the performance of classes and students. Through these reports, the teacher can detect the difficulties of a student or class and direct specific studies that contribute to better learning. Through the experiments and the questionnaire answered by teachers, it is possible to infer that the developed platform has a positive acceptance and can contribute significantly to monitoring students' performance in the literacy process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectFirebasept_BR
dc.titleFerramenta educacional para auxiliar professores no acompanhamento do desempenho de alunos em processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeEducational tool to assist teachers in monitoring student performance in the literacy process pt
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFranco, Márcia Häfele Islabãopt_BR
dc.identifier.nrb001197405pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples