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dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Tássia Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T04:58:49Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273538pt_BR
dc.description.abstractAs ações de treinamento e desenvolvimento do quadro funcional de uma instituição são fundamentais para que a organização atinja seus objetivos. O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, atualizado pelo Decreto 9.991, instituiu a política e as diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal, às quais as universidades federais estão submetidas. Assim, este estudo teve o objetivo de analisar o planejamento das ações de capacitação de servidores das sete Universidades Federais localizadas no Rio Grande do Sul. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com a busca de dados disponibilizados nos próprios sites das instituições estudadas, identificando os setores responsáveis pelas atividades de capacitação, quais as principais ações realizadas e verificar se são ações isoladas de capacitação ou se fazem parte de planos de desenvolvimento mais amplos. A partir dessas informações, foi elaborada uma comparação com os dados das universidades estudadas, evidenciando que as instituições possuem níveis diversos de desenvolvimento das atividades de capacitação, bem como levando a inferir que a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas não parece ser aplicada da mesma forma nas instituições pesquisadas.pt_BR
dc.description.abstractThe training and development actions of an institution's employees are essential for the organization to achieve its goals. Decree nº 5.707, of February 23, 2006, updated by Decree 9,991, established the policy and guidelines for Personnel Development, which federal universities are subject to. Thus, this study aimed to analyze the planning of training actions for public servants of the seven Federal Universities located in Rio Grande do Sul, Brazil. For this, a qualitative exploratory research was carried out, with the search for data available on the websites of the researched institutions, identifying the sectors responsible for the training activities, which are the main actions carried out and verifying if they are isolated training actions or if they are part of broader development plans. From this information, a comparison was made with data from the studied universities, demonstrating that the institutions have different levels of development of training activities, as well as leading to the inference that the National Policy for the Personnel Development does not seem to be applied in the same way in the surveyed institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPersonnel managementen
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectManagement by competencesen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectNational people development planen
dc.titleAnálise dos planejamentos das ações de capacitação de servidores nas universidades federais gaúchaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


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