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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorStumpf, Érica Paivapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:00:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273582pt_BR
dc.description.abstractO contexto de transformação digital se mostra presente nos principais setores econômicos atualmente, resultando em mudanças significativas no mercado de trabalho. Novas profissões surgem para suprir demandas digitais e, ligadas a estas, desafios no campo de gestão de pessoas com objetivos de entender e atender profissionais inseridos neste novo ambiente. O objetivo deste estudo é analisar como as ações de Treinamento e Desenvolvimento trazem contribuições para o processo de desenvolvimento profissional de trabalhadores digitais, auxiliando gestores nesta demanda emergente. Inseridos na categoria de novos profissionais apresentada, o trabalhador digital é aquele que desenvolve um serviço ou produto de maneira inteiramente digital, desde a execução até a entrega. A revisão de literatura realizada reforça o contexto de mudanças e aborda os termos de Desenvolvimento Profissional e Treinamento e Desenvolvimento aplicados ao mercado digital, salientando as peculiaridades dos processos quando estão próximos ao ambiente tecnológico. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com nove trabalhadores digitais, com intuito de compreender quais as ações e experiências mais efetivas e relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Considerando isto, as conclusões obtidas mostram que estes trabalhadores qualificam as ações informais de aprendizagem como as de maior relevância e as que mais contribuíram para seu desenvolvimento, citando experiências com desafios e em posição de professor como destaques. Algumas metodologias organizacionais de treinamento também foram apontadas como importantes, como o processo de socialização e integração, o onboarding, e as trilhas de certificação de atualização e especialização. Por fim, também foi possível identificar que os processos formais de educação, como a graduação, tiveram importância para o ingresso na carreira, mas não agregaram em conhecimentos para o exercício da profissão.pt_BR
dc.description.abstractThe digital transformation context is currently present in the main economic segments, resulting in significant changes in the job market. New jobs appear to cover digital demands and, linked to these, challenges in the people management area aiming to understand and support workers in this new environment. The purpose of this study is to analyze how Training and Development actions contribute to the professional development process of digital workers, providing assistance to managers in this emerging demand. As part of the category of new professionals presented, digital workers are those who develop a service or product entirely digitally, from execution to delivery. The literature review reinforces the context of changes and discusses the Professional Development and Training and Development terms applied to the digital market, highlighting the peculiarities of the processes when they are close to the technological environment. For the research, in-depth interviews were conducted with nine digital workers, in order to understand which actions and experiences were most effective and relevant for their professional development. Considering this, the findings show that these workers consider informal learning actions as the most relevant and the ones that most contributed to their development, highlighting experiences with challenges and in a teaching position. Some organizational training methodologies were also mentioned as important, such as the socialization and integration process, the onboarding, and the certification trails for updating and specialization. In addition, it was also possible to identify that formal education processes, such as graduation, were important for entering the career, but did not contribute to knowledge for professional practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectDigital worken
dc.subjectTraining & developmenten
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectTreinamento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectDigital jobsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.titleAções de treinamento e desenvolvimento e sua contribuição para o desenvolvimento profissional de trabalhadores digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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