Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Guilherme Marronipt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:01:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273598pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo entender, através da aplicação do instrumento What is Happening in this Class (WIHIC), o impacto do sistema de ensino remoto emergencial na dimensão psicossocial dos ambientes de aprendizagem em alunos do ensino superior de administração no Brasil. Os resultados obtidos em sua aplicação no Ensino Remoto Emergencial (ERE) sugerem que os estudantes não se sentem integrados com outros alunos e envolvidos no ambiente de aprendizagem. Por outro lado, estes percebem um ambiente de igualdade e são orientados para as tarefas. Os dados obtidos foram comparados ao estudo feito por Chagas Junior (2018) em que o autor aplicou o instrumento WIHIC em alunos de Administração do Brasil durante o ensino tradicional. Percebe-se uma variação significativa nas escalas entre os estudos aplicados no ambiente presencial e durante o ERE, sendo as mais negativas para as escalas de integração entre alunos e cooperação e, as mais positivas, para as escalas de orientação à tarefa e pesquisa. Além disso, este trabalho apresenta uma diferença de percepção quanto aos ambientes de aprendizagem entre os gêneros, turnos de aula e diferentes faixas-etárias. O estudo contribui para que as instituições de ensino entendam quais os fatores positivos e negativos que impactaram na implementação do ERE no país, podendo auxiliar alunos e professores a melhor compreender esse fenômeno, bem como a planejar cenários dos ambientes de aprendizagem em um cenário pós-pandemia.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand, through the application of the What is Happening in this Class (WIHIC) instrument, the impact of the emergency remote learning system on the psychosocial dimension of learning environments in higher education administration students in Brazil. The results obtained in its application in Remote Emergency Learning suggest that students do not feel integrated with other students and involved in the learning environment itself. On the other hand, they perceive an environment of equality and are task-oriented. The data obtained were compared to the study carried out by Chagas Junior (2018) in which the author applied the WIHIC instrument to Administration students in Brazil during traditional education. There is a significant variation in the scales between the studies applied in the face-to-face environment and during the Remote Emergency Learning, with the most negative being for the scales of integration between students and cooperation and the most positive for the taskoriented and research scales. Furthermore, this work presents a difference in the perception of learning environments between genders, class shifts and different age groups. The study helps educational institutions to understand the positive and negative factors that impacted the implementation of emergency remote learning in the country, helping students and teachers to better understand this phenomenon, as well as to plan scenarios of learning environments in a scenario post-pandemic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAssessing instrumentsen
dc.subjectEmergency remote learningen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectLearning environmenten
dc.subjectPandemic WIHICen
dc.titleA influência do ensino remoto emergencial nos ambientes de aprendizagem de alunos Administraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem