Repositório Digital

A- A A+

A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas

.

A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas
Autor Cavion, Elaine Pasquali
Orientador Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Assunto Ciberespaço
Computador na educação
Construção de sentido
Hipertexto
Informática na educação
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Texto
[en] Hypertext
[en] Reader
[en] Reading
[en] Teacher-mediator
[en] The construction of meaning
Resumo O presente trabalho aborda a construção de sentido na leitura hipertextual, analisando aspectos que colaboram ou não para que o sentido possa emergir (surgir). A análise é centralizada na relação leitor/texto e busca trazer à tona os entremeios que influenciam esta imbricação. O ato de ler é especificado e vinculado às tecnologias da escrita, analisando-se a influência destas sobre as formas que os leitores percebem os textos em alguns contextos históricos relevantes a este tema. A partir deste exame discute-se a conceitualização do hipertexto e procura-se situá-lo não apenas no texto digitalizado, mas no texto em si, nos seus diversos suportes. A construção de sentido é focalizada na interação entre leitor e texto, sendo que ambos são constituídos de inúmeras vozes que dialogam entre si. E, o estudo de caso apresentado traz uma ambientação pedagógica e alguns indicativos de como o aluno/leitor tem interagido face ao hipertexto, e como a atuação mediadora do professor está inserida neste processo. Por fim, é relevante enfatizar que há um diálogo permanente no texto, tanto com os autores que pensaram e pensam a leitura, o texto e o hipertexto, como com o leitor que será convidado a refletir sobre a questão do sentido.
Abstract The purpose of this research is to show the construction of meaning in hypertext reading, it analyses aspects, which help to identify the meaning. The central point is in the reader/text relation, it searches the ways which influences meaning reading linked to writing technologies based on influence about ways readers see through historical contexts. This work also discusses the concept of hypertext not only through the use of technology, but on the text itself and with different tools. The construction of meaning is focused on the interaction between the reader and the text, which are built up among many voices that dialogue among? themselves. This case study has a pedagogical environment, some indications of how the student/reader has interacted with the hypertext and the function of the teachermediator within this process. It is important to emphasize that there is a permanent dialogue between the authors, the text and the hypertext and the reader who has to reflect about the text meaning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/27371
Arquivos Descrição Formato
000488567.pdf (325.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.