Repositório Digital

A- A A+

O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância

.

O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância
Autor Cianciardi Neto, Gabriel
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Computador na educação
Ensino à distância
Formação
Informática na educação
Prática pedagógica
Professor
São Paulo (SP)
Tecnologia digital
Universidade de Araras. Centro Universitário Hermínio Ometto.
[en] Basic computer’s technology
[en] Education
[en] Long-distance education
[en] “Computer science in the education”
Resumo O presente trabalho caracteriza-se pela abordagem conceitual acerca dos fundamentos de ensino à distância e seus ambientes de aprendizagem. Em um primeiro momento são apresentados o referencial teórico e sua conceituação. Em seguida é feita uma retrospectiva histórica, apresentando quando usar o ensino à distância e as tecnologias digitais como recursos para novas modalidades de ensino. Também é apresentada a experiência de capacitação de professores, no uso da Informática Básica, através de dois estudos de caso desenvolvidos no Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, na cidade de Araras – São Paulo, utilizando-se de diferentes recursos e ambientes de aprendizagem para a capacitação de alunos-professores do ensino médio, do Curso Normal Superior Fora de Sede, e professores do ensino presencial, dos cursos de graduação. Finalmente pode-se dizer que é possível, através dos recursos oferecidos pela tecnologia digital, na modalidade de ensino à distância, capacitar profissionais para a utilização da Informática Básica.
Abstract The present work is characterized for the conceptual approach concerning the beddings of long-distance education and its learning environments. At a first moment the theoretical referential and its concepts are presented. After that a historical retrospect is made, presenting when to use long-distance and the digital technologies as resources for new modalities of education. Also is presented the experiment for professors qualification using the Basic of Computer Technology, through two cases from the University Center Hermínio Ometto - UNIARARAS, which is located in the city of Araras – São Paulo, using different resources and learning environments for the qualification of pupil-professors from High Scholl, of the Superior Normal Course Outside of Headquarters, and professors of actual education, from courses of graduation. Finally it can be said that it is possible, through the resources offered with the digital technology, using long-distance education, to enabled professionals to the use of Basic Computer’s Technology.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/27372
Arquivos Descrição Formato
000486956.pdf (1.393Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.