Repositório Digital

A- A A+

A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada

.

A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A informática na educação em escolas do interior do Estado : uma realidade constatada
Autor Frizzo, Bruna
Orientador Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Assunto Computador na educação
Ensino público
Informática na educação
Laboratório de informática
Relação usuário-computador
Rio Grande do Sul
[en] Computer labs
[en] Computers
[en] Computer science in education
[en] Public schools
[en] Students and computers
[en] Teachers
Resumo A Informática na Educação atualmente tem reflexos não só em ambientes educacionais, mas também nos diferentes campos do conhecimento que integram tecnologia e aprendizagem. Nas escolas, o uso das tecnologias tem proporcionado novas abordagens de ensino, tanto para professores quanto alunos, onde o computador pode atender a diferentes propostas pedagógicas e realidades econômicas. Neste trabalho são discutidas as relações entre a Informática na Educação, como facilitadora e incentivadora de novos conhecimentos, e os conceitos de tecnologia, educação e aprendizagem. Pelo fato das escolas públicas do estado do RS estarem passando por um processo de implantação de laboratórios de informática, este trabalho também busca investigar a utilização destes laboratórios e o seu impacto no processo educacional, através de entrevistas realizadas em uma escola do interior do estado e discussão dos resultados obtidos.
Abstract Computer science in Education is important currently not only in educational environments, but also in the different fields of knowledge integrating learning and technology. At schools, the use of technology has brought new approaches to the education, the teachers and students, so long as the computer can attend to several educational purposes and economical situations. This work presents a discussion on the relations among Computer science in the Education and technology, education and learning concepts. As the public schools in the state of Rio Grande do Sul are receiving computers and laboratories, this work also investigates the use of these laboratories and their impact in the educational process, through interviews which occurred in a school of a little city of the state, and a discussion about the results.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/27375
Arquivos Descrição Formato
000487023.pdf (382.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.