Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro

.

Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
Autor Bernardes, Ricardo Martins
Orientador Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Agronegócio : Brasil
Informação
Internet
Negócio eletrônico
Transferencia : Tecnologia
Web : Desenvolvimento
Resumo Foi realizado um estudo de caso exploratório, visando mapear a demanda por informações em um site Web mantido por uma organização de P&D para o agronegócio. Os dados utilizados consistiram na seqüência de clicks (clickstream) realizados por visitantes entre as páginas do site, e nas palavras-chave (keywords) inseridas no seu mecanismo de busca. Procurou-se abordar a análise considerando as estatísticas gerais de acesso oriundas do domínio ".br", as primeiras ações dos visitantes ao acessar a página principal e as necessidades explícitas por informações, simbolizadas pelas palavras-chaves utilizadas para busca no site. A discussão dos resultados foi orientada à descoberta de conhecimentos que pudessem elevar o nível de personalização e customização do site estudado, ressaltando-se, entre os quais, o mapeamento das origens das visitas ao site, da distribuição das sessões ao longo de diferentes janelas de tempo, das preferências primárias de navegação dos visitantes através dos links do site e das necessidades explícitas por informação relacionada ao tema do site. Considerando o contexto atual, onde cada vez mais as organizações tenderão a buscar e interagir com clientes e parceiros através da Web, pode-se concluir que o estudo revelou aspectos úteis relacionados as atividades de transferência de tecnologia e marketing para a organização em estudo.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2738
Arquivos Descrição Formato
000325596.pdf (529.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.