Repositório Digital

A- A A+

O professor e o processo de escrita como criação

.

O professor e o processo de escrita como criação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O professor e o processo de escrita como criação
Autor Silva, Adriana Prass da
Orientador Schäffer, Margareth
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escrita
Professor
Relação professor-aluno
Subjetividade
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27382
Arquivos Descrição Formato
000763867.pdf (1.632Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.