Repositório Digital

A- A A+

A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso

.

A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação de jovens e adultos enquanto espaço de pertencimento : um estudo de caso
Autor Gilli, Fernanda dos Santos
Orientador Zitkoski, Jaime José
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Permanência na escola
Resumo Este trabalho de caráter reflexivo sobre prática pretende analisar a permanência de alguns sujeitos em uma turma noturna de Alfabetização, mesmo perante as adversidades: o não avanço para as Totalidades seguintes e suas expectativas escolares. Para tal análise, utilizei-me da modalidade de pesquisa chamada Estudo de Caso, partindo da vivência no estágio obrigatório do Curso de Pedagogia. Pretendi refletir sobre as histórias escolares destes sujeitos e suas expectativas e sonhos na EJA. Procurei revelar a multiplicidade de dimensões em uma determinada situação – a permanência destes sujeitos na EJA, focalizando-a com um todo. Recorrerei a uma diversidade de tipos de informantes, de dados coletados em diferentes situações e de diferentes opiniões. A realidade foi observada e descrita com o olhar atento à multiplicidade, não tentando de forma alguma encontrar a “verdade”, mas, refletindo sobre o que era apresentado. Pensando que, muitas vezes o que os olhos vêem não retratam a materialidade da situação. Portanto, utilizando-me do estudo aprofundado destes sujeitos e seguindo o rigor acadêmico procurei compreender as razões da permanência dos alunos desta Totalidade 1, mesmo sem a apropriação da leitura e da escrita, conforme o esperado pela instituição escolar. E mais, por que estes sujeitos não abandonam, mas continuam “esperançosos”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27383
Arquivos Descrição Formato
000763861.pdf (852.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.