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As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário

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As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário

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Título As representações sociais das professoras sobre o fazer docente no berçário
Autor Lilge, Aline Schwalm
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Berçário
Educação infantil
Prática docente
Professor
Resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve por objetivo investigar como as professoras de berçário de creches (públicas e privadas) compreendem/significam o seu papel como docente, quais os referenciais de que elas se apropriam para realizar seu fazer docente e qual a concepção de infância que essas profissionais desenvolvem na prática cotidiana. A fundamentação teórica traz inicialmente um panorama histórico das instituições de educação infantil no Brasil abordado por Kuhlmann Jr. (2000 e 2004) e Kramer (1992), o debate internacional sobre o papel do professor de bebês, tendo como base o professor-referência, as relações estabelecidas entre adultos e bebês analisadas por Goldschmied e Jackson (2006) e Dahlberg, Pence e Moss (2003), bem como a discussão acerca do cuidar e do educar baseado nas concepções de professor de berçário na literatura nacional abordadas por Cerisara (1999), Tristão (2004) e Guimarães (2008). Para conhecer as concepções das professoras, foram utilizadas entrevistas para compreender o diálogo entre as representações sociais de professores e os conceitos encontrados nas teorias estudadas. Foi aplicada entrevista semiestruturada com quatro professoras de berçários com o intuito de verificar se as representações desenvolvidas por elas vêm ao encontro de propostas teóricas já existentes, ou se há a necessidade de reconceitualizar a docência a partir do que vem sendo realizado pelas profissionais, uma vez que a especificidade dessa docência é uma temática ainda pouco estudada e discutida no âmbito educacional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27384
Arquivos Descrição Formato
000763873.pdf (472.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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