Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2011-01-12T05:59:37Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27386pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata da influência das tecnologias digitais na vida das crianças e como elas se fazem presentes no cotidiano escolar. O objetivo é analisar a concepção de professores e alunos sobre o uso das tecnologias, mais especificamente, o computador, em sala de aula e como ele pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para tanto, foram levantados aspectos referentes à influência das tecnologias na vida das crianças e as mudanças no comportamento e nas habilidades resultantes dessa presença constante. Como metodologia foi utilizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Dessa maneira, a análise dos dados foi realizada a partir de entrevistas com alunos e professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre (Brasil). Como resultado dessas análises pode-se observar que, muito embora vislumbrem no computador uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, as crianças não admitem sua utilização em sala de aula. Além disso, para os professores, ele é visto apenas como uma fonte de pesquisa para auxiliar nos projetos escolares – de aprendizagem, visão esta que acaba por influenciar a concepção do aluno.pt_BR
dc.description.abstractThis work studies the influence of the digital tecnologies in children’s life and how they are present the school routine. The aim is to analyze how teachers and students think that tecnologies – the computer, remarkably – can help in the learning process in the classroom. For this, there were researched elements about the tecnologies’ influence in children’s life and the changing in their behaviour and abilities caused by this constant presence. The metodology chosen was a qualitative approach study, a case study. In this way, the data analisys was developed with a set of interviews with elementary school students and teachers from a public school in Porto Alegre (Brazil). This analysis leads to the conclusion that children believe that computer is a helpful learning tool, but its presence in the classroom is inconceivable. Teachers view the computer merely as a resource for school projects, which ultimately influence the perception of the student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCyber-childhooden
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectComputer in educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTraining continueden
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.titleO computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem : a visão de alunos e professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples