Repositório Digital

A- A A+

Relação entre família e escola no berçário : um olhar sobre possibilidades de comunicação

.

Relação entre família e escola no berçário : um olhar sobre possibilidades de comunicação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relação entre família e escola no berçário : um olhar sobre possibilidades de comunicação
Autor Justo, Glaucia Reuwsaat
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Berçário
Comunicação
Escola
Família
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a relação entre família e escola através das possibilidades de comunicação viabilizadas no berçário de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, buscou-se verificar a existência das possibilidades de comunicação formais e informais viabilizadas pela escola, assim como as demandas que surgem nessa comunicação. O referencial teórico, baseado em estudos nacionais e internacionais sobre a Educação Infantil, apoiou-se em conceitos sobre a centralidade do cuidado e educação e a relação entre a família e a escola na etapa do berçário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e a estratégia metodológica foi o estudo de caso e os procedimentos utilizados foram a análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com as professoras do berçário e com as coordenadoras da educação infantil. As possibilidades de comunicação formais encontradas foram: o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, o Manual de Pais e Alunos, as Agendas Escolares, a Entrevista Pré-matricula, a Entrevista com a professora e as Reuniões de Pais. Como possibilidades informais de comunicação encontramos a conversa na porta da sala e os telefonemas. Percebemos que as principais demandas dos pais são em relação aos cuidados dos seus bebês, enquanto a escola demonstra querer mostrar o que há de educativo no cuidado de seus alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27393
Arquivos Descrição Formato
000764543.pdf (286.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.