Repositório Digital

A- A A+

Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte

.

Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte
Autor Gomes, Martina Pereira
Orientador Fonseca, Laura Souza
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Estado da arte
Trabalho infantil
Resumo A partir da Revolução Industrial, a exploração do trabalho infanto-juvenil se configura como um elemento mutilador da vida (Fonseca, 2008) de crianças e adolescentes, perpetuando-se até hoje. No Brasil atualmente, cerca de 4,5 milhões de pessoas entre 5 e 17 anos exercem algum tipo de trabalho (PNAD 2008). A materialidade da exploração da força de trabalho de crianças e adolescentes é um fenômeno social que tem seus atravessamentos no processo educacional. Nesta faixa-etária, estes sujeitos devem encontrar-se em processo de formação na educação básica, lócus de nossa profissão. Dada a relevância social da temática trabalho infanto-juvenil, tenho como objetivo captar o movimento de construção do fenômeno da educação nas teses inseridas na pesquisa referência, em relação a temática central. Este trabalho configura-se enquanto um recorte de uma pesquisa mais ampla denominada: O estado da arte do Trabalho Infanto-juvenil nas Instituições de ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. O estado da arte é uma metodologia utilizada com objetivo principal de organização teórica de um campo e/ou temática específica; no recorte de pesquisa para o TCC, utilizamos como metodologia revisão bibliográfica, revisão teórica e análise de conteúdo. As análises sobre o fenômeno da educação na produção investigada apontam na perspectiva de um esvaziamento do sentido educacional para sujeitos infanto-juvenis que tem sua força de trabalho explorada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27396
Arquivos Descrição Formato
000764723.pdf (202.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.