Repositório Digital

A- A A+

'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental

.

'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
Autor Vieira, Patrícia Machado
Orientador Stephanou, Maria
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ensino fundamental
História cultural
Leitura
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27397
Arquivos Descrição Formato
000764724.pdf (683.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.