Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorFlores, Sabrina Bezerrapt_BR
dc.date.accessioned2011-01-12T05:59:40Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27401pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.titleRoda de conversa e resolução de conflitos na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples