Digital Repository

A- A A+

Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

DSpace/Manakin Repository

Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Show full item record

Statistics

Title Alfabetização e letramento na educação infantil : práticas de uma professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Author Cesar, Íris Luiza Barcellos de Fraga
Advisor Piccoli, Luciana
Date 2010
Level Graduation
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Subject Alfabetização
Educação infantil
Estudos culturais
Letramento
Abstract in Portuguese A partir de aportes do campo dos Estudos Culturais e dos estudos sobre alfabetização e letramento, esta pesquisa investiga as concepções de alfabetização e de letramento que orientam a prática pedagógica de uma professora da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de Jardim B da Educação Infantil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que possibilitou analisar as práticas e os eventos de alfabetização e de letramento propostos pela professora. Além de observações da prática pedagógica, foi realizada entrevista com a docente. O corpus empírico constituiu-se de eventos que apresentavam interações entre alunos e professora, atividades impressas utilizadas em aula e livro infantil lido às crianças. Face aos dados levantados, analisou-se a prática docente a partir de quatro perspectivas pedagógicas: os métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, os estudos sobre letramento e os sobre consciência fonológica. Ficou evidente, em muitos eventos propostos, a pedagogização do letramento e da literatura, uma vez que as práticas de letramento se tornaram didaticamente selecionadas e organizadas em objetos específicos de ensino, determinando a aquisição da leitura e da escrita como um processo independente de considerações contextuais, culturais e sociais das práticas de ler e de escrever.
Type Work completion of graduation
URI http://hdl.handle.net/10183/27406
Files Description Format View
000764544.pdf (453.7Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.