Repositório Digital

A- A A+

'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins

.

'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título 'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins
Autor Pfaffenseller, Carina
Orientador Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Avaliação
Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Pedagogia de projetos
Resumo Este estudo de caso de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as práticas avaliativas exercidas em uma instituição privada de Ensino Fundamental, localizada em Porto Alegre/RS, para estabelecer possíveis relações com os princípios referenciais de uma Pedagogia de Projetos. Embasa-se nas ideias de Josette Jolibert, no que se refere à Pedagogia de Projetos e nas abordagens de Fernando Hernández sobre Projetos de Trabalho. Com a intenção de obter informações sobre como estão sendo constituídas as posições de futuros professores acerca das práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos, foram entrevistados 30 estudantes do Curso de Pedagogia/UFRGS. No que se refere à escola investigada, foram analisados documentos avaliativos, trabalhos discentes e, ainda, planilhas sobre o planejamento de Projetos. Houve consulta ao site da escola e foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica. As análises indicaram que os professores em formação no Curso de Pedagogia parecem perceber que as práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos se caracterizam como processuais e se apoiam em observações e registros diários. Os materiais avaliativos pertinentes a essas práticas mais citados foram: portfólios, pareceres descritivos e fichas avaliativas. Na instituição escolar a organização de propostas curriculares com base na Pedagogia de Projetos se mostrou como uma alternativa efetiva. Indicadores dessa constatação referem-se aos objetivos da escola, suas finalidades de atuação, às propostas efetivas e às relações estabelecidas entre escola e pais. Essas análises sugerem uma prática pedagógica contextualizada e afim aos princípios da Pedagogia de Projetos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27415
Arquivos Descrição Formato
000764461.pdf (383.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.