Repositório Digital

A- A A+

Gestão de contratos administrativos na Caixa Econômica Federal : aplicabilidade de conceitos de Balanced Scorecard (BSC) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

.

Gestão de contratos administrativos na Caixa Econômica Federal : aplicabilidade de conceitos de Balanced Scorecard (BSC) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de contratos administrativos na Caixa Econômica Federal : aplicabilidade de conceitos de Balanced Scorecard (BSC) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Autor Verdi, Carlos Roberto
Orientador Klering, Luis Roque
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz.
Assunto Balanced scorecard
Gestão de contratos
Responsabilidade social corporativa
Resumo A gestão dos contratos administrativos, aqueles firmados pelos órgãos públicos da administração direta ou indireta, é tarefa complexa. O agente público designado para tal deve acompanhar e fiscalizar o fiel cumprimento das obrigações contratuais. A evolução da gestão empresarial ao longo das últimas décadas criou novas ferramentas e sistemas de gestão que, hoje, são adotadas por entes públicos, de forma a garantir a eficiência e a eficácia na execução de seu papel perante a sociedade, na prestação dos serviços de Estado e na gestão dos recursos orçamentários. O planejamento estratégico é cada vez mais utilizado na esfera pública. A definição de métricas do desempenho das empresas é condição imprescindível no mundo cada vez mais competitivo. A metodologia do Balanced Scorecard vem sendo largamente utilizada para esse fim, tanto nas empresas, quanto nos entes públicos e organizações sem fins lucrativos. Do mesmo modo, a disseminação de atitudes empresariais ligadas à Responsabilidade Social Empresarial fez com que ações dessa natureza passassem a ser mais do que uma contribuição ou retribuição da empresa à sociedade, mas uma necessidade competitiva. A Caixa Econômica Federal, empresa pública de grande porte, de abrangência nacional, segue esse caminho. Elabora planejamento de longo prazo, com estabelecimento de visão de futuro, desafios estratégicos, ações e metas. Em relação à Responsabilidade Social Empresarial, criou no organograma uma Superintendência Nacional específica para gestão da atuação da empresa nesse campo. A gestão de contratos administrativos pode incorporar medidas de desempenho que possibilitem verificar o alcance ou não dos objetivos da própria contratação e da unidade funcional responsável pela gestão, que devem estar associados aos objetivos da empresa. A inclusão de exigências ligadas à Responsabilidade Social Empresarial nos contratos administrativos provocará alteração nas atitudes das empresas contratadas, espraiando a necessidade de comportamentos socialmente responsáveis.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/27429
Arquivos Descrição Formato
000765025.pdf (197.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.