Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEurico, Márcia Campospt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Janaiky Pereira dept_BR
dc.contributor.authorDiniz, Maria Ilidianapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Marco José de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Procópiopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Loiva Mara de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-28T06:22:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-7934pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274299pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo contribuir com o debate das diretrizes curriculares do Serviço Social a partir do acúmulo de estudos e análises do GTP Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidades da ABEPSS. Aponta-se elementos analíticos das ênfases do GTP e as contradições teóricas para o debate da questão social para a análise das relações étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e feminismos, para problematizar as particularidades da classe trabalhadora. Por fim, a partir do estado da arte das produções acadêmicas das ênfases, de 2010 a 2021, aborda os avanços das diretrizes curriculares e os desafios da implantação das disciplinas obrigatórias na graduação e pós-graduação, como sobre pesquisas e atividades de extensão sobre os temas das ênfases do GTP.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to contribute to the debate on curricular guidelines for Social Work based on the accumulation of studies and analyzes of the GTP Social Work, exploitation/oppression relations of gender, feminisms, race/ethnicity and sexualities of ABEPSS. It points out analytical elements of the GTP's emphases and theoretical contradictions for the debate on the social issue,for the analysis of ethnic-racial, gender, sexuality and feminism relations, in order to problematize the particularities of the working class. Finally, based on the state of the art of academic productions of the emphases, from 2010 to 2021, it addresses the advances in curriculum guidelines and the challenges of implementing mandatory disciplines in undergraduate and graduate courses, such as research and extension activities on the themes of the emphases of the GTP.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTemporalis : Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília, DF. Vol. 21, n. 42 (jul./dez. 2021), p. 293-309pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculum guidelinesen
dc.subjectGenderen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectFeminismen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectRaceen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.titleFormação em serviço social : relações patriarcais de gênero, feminismos, raça/etnia e sexualidadespt_BR
dc.title.alternativeThe centrality of the social issue for brazilian social work en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194822pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples