Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorChacon, Lourençopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-29T06:19:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0002-5216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274384pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se inspira na reflexão de Barthes (1976) sobre escuta, em diálogo com a linguística proposta por Émile Benveniste e suas releituras, que consideram a perspectiva desse linguista como enunciativo-antropológica (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). A integração dessas vozes teóricas possibilitou a formulação das seguintes questões: (1) como a criança, em suas vocalizações iniciais, preenche seu lugar enunciativo de escuta nas relações interlocutivas com o outro? (2) como, nesse lugar enunciativo de escuta, a criança circunscreve a relação entre formas fônicas e o sentido, em seu duplo aspecto, sistêmico e discursivo? Metodologicamente, o estudo vale-se de fatos longitudinais de linguagem de uma criança nos seus primeiros onze meses de vida, com a seleção de cenas enunciativas. Por meio da análise, chegou-se aos seguintes resultados: indícios da criança ocupando seu lugar de escuta de si e do outro por meio de um chamado à voz do outro, pela alternância entre produção de som e pausas na autoescuta, pelo modo como declara a sua posição de locutor-ouvinte e pela implantação de um interlocutor principal nas inversibilidades enunciativas de emissões e de escutas. Esse lugar enunciativo preenchido traz indícios de sentidos discursivos e embriões de sentidos sistêmicos às formas fônicas nas emissões.pt_BR
dc.description.abstractThis study is inspired by Barthes’ (1976) contemplation of listening, dialoguing with the linguistics proposed by Émile Benveniste and its interpretations, which regard the linguist’s perspective as enunciative-anthropological (DESSONS, 2006; FLORES, 2013). The integration of these theories enabled the framing of the following questions: (1) how does the child, in their first vocalizations, hold their enunciative place of listening in the interlocutory relations with the other? (2) How does the child, in this enunciative place of listening, delimit the relation between phonic forms and meaning, in their dual – systemic and discursive – aspect? Methodologically, the study uses a child’s longitudinal language events in their first eleven months of life, selecting enunciative scenes. The following results were obtained from the analysis: evidence that the child holds their place of listening to themselves and to the other by calling upon the voice of the other, by switching between sound production and pauses in self-listening, by the way they state their position as speaker-listener, and by positing a main interlocutor in the enunciative invertibilities of emission and listening. The holding of this enunciative place enabled indications of discursive meanings and of embryos of systemic meanings of the phonic forms in the emissions to be present.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlfa : revista de lingüística. São Paulo, SP. Vol. 67 (2023), e13686, p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectAquisição de línguapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectListeningen
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectPhonic formsen
dc.subjectMeaningsen
dc.titleFormas sonoras e sentidos na aquisição da linguagem : a escuta como ocupação de lugar enunciativopt_BR
dc.title.alternativeSound forms and meanings in language acquisition : listening as the holding of an enunciative placeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001198940pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples