Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEcher, Isabel Cristinapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Yasmin Lorenz dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T06:26:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274624pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O tabagismo está significativamente associado a doenças cardiovasculares, como a doença arterial coronariana (DAC), podendo se desenvolver em condições clínicas que podem necessitar de angioplastia coronariana. A ocorrência de um evento de ameaça à vida e a hospitalização são momentos oportunos para estimular novos hábitos. Neste contexto, a cessação tabágica é imprescindível para melhora de prognóstico e prevenção de novos eventos. Logo, este estudo se justifica à medida que busca elaborar e validar instrumentos de educação em saúde para subsidiar orientações específicas à esta população com base na educação em saúde. Objetivo: Elaborar e validar materiais educativos para a orientação sobre cessação tabágica em pacientes submetidos à angioplastia coronariana. Método: Estudo metodológico em desenvolvimento coparticipe entre uma universidade e um hospital do sul do Brasil, realizado no período de janeiro de 2022 a março de 2023. Elaborou-se um folder de orientação para cessação do tabagismo em pacientes submetidos à angioplastia coronariana e um instrumento de orientações por telefone para o mesmo perfil de pacientes. O estudo seguiu as propostas descritas por Echer (2005) e Oliveira, Lucena e Echer (2014) para a elaboração e validação de tecnologias de educação em saúde, além de um cálculo da porcentagem de concordância, objetivando resultado ≥90%. A amostra do tipo conveniência foi composta por 35 participantes, incluindo enfermeiros e médicos com expertise na área, estudantes de enfermagem, pós-graduandos no programa de mestrado em Pesquisa Clínica, pacientes tabagistas submetidos à angioplastia e seus cuidadores, além de um profissional designer. Posteriormente, os materiais foram validados por meio de dois formulários distintos com perguntas abertas e afirmativas com respostas em Escala Likert, os quais foram enviados via email ou entregues pessoalmente, no caso de pacientes e cuidadores. O estudo origina-se de um projeto que busca analisar a eficácia de uma intervenção com acompanhamento por telefone visando a cessação tabágica em pacientes pós-angioplastia, o qual foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo CAAE nº 35021520.0.0000.5327. Resultado: Foram elaborados e validados dois materiais educativos. No processo de validação do folder, a afirmativa relacionada ao design atingiu n=21 (80,77%) de concordância na avaliação dos profissionais, estudantes e pós-graduandos. Este material obteve 100% em todos os itens da validação pelo público-alvo. O instrumento, no item referente a clareza da transmissão das informações via telefonema não obteve a porcentagem alvo n=10 (83,33). Em ambos os materiais validados, as sugestões foram discutidas e, quando pertinentes, incluídas no texto final visando a qualificação. Considerações Finais: Ambos os materiais foram considerados relevantes pelos participantes e estão aptos para serem utilizados na prática assistencial. Espera-se que estas tecnologias de educação em saúde possam auxiliar profissionais de saúde a orientar e incentivar pacientes a parar de fumar.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Smoking is significantly associated with cardiovascular diseases, such as coronary artery disease (CAD), which can develop into clinical conditions that may require coronary angioplasty. The occurrence of a life-threatening event and hospitalization are opportune moments to stimulate new habits. In this context, smoking cessation is essential for improving prognosis and preventing new events. Therefore, this study is justified as it seeks to develop and validate health education materials to support specific guidance for this population based on health education. Objective: To develop and validate educational materials for guidance on smoking cessation in patients undergoing coronary angioplasty. Method: Methodological study conducted in collaboration with a university and a hospital in southern Brazil, from January 2022 to March 2023. An orientation folder for smoking cessation in patients undergoing coronary angioplasty and a telephone guidance instrument for the same patient profile were developed. The study followed the proposals described by Echer (2005) and Oliveira, Lucena, and Echer (2014) for the development and validation of health education technologies, as well as a calculation of the percentage of agreement, aiming for results ≥90%. The sample is of the intentional/convenience type and was composed of 35 participants, including nurses and medical specialists in the field, nursing academics, Clinical Research master's degree students, angioplasty-treated smokers, their caregivers, and a professional designer. Subsequently, the materials were validated through two distinct questionnaires with open-ended and affirmative questions with responses on the Likert scale, which were sent via email or delivered in person, in the case of patients and caregivers. The study originates from a project that aims to analyze the efficacy of an intervention with telephone follow-up aimed at smoking cessation in post-angioplasty patients, which was approved by the Research Ethics Committee under protocol CAAE nº. 35021520.0.0000.5327. Results: Two educational materials were developed and validated. In the validation process of the folder, the statement related to design achieved n=21 (80.77%) agreement in the evaluation of professionals, students, and postgraduates. This material obtained 100% in all validation items by the target audience. The instrument, regarding the clarity of information transmission via phone call, did not reach the target percentage n=10 (83.33). In both validated materials, suggestions were discussed and, when pertinent, included in the final text aiming for qualification. Final considerations: Both materials were considered relevant by the participants and are suitable for use in healthcare practice. It is hoped that these health education technologies can help healthcare professionals guide and encourage patients to quit smoking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDoença da artéria coronarianapt_BR
dc.subjectCoronary artery diseaseen
dc.subjectAbandono do hábito de fumarpt_BR
dc.subjectSmoking cessationen
dc.titleDesenvolvimento e validação de materiais educativos para a orientação sobre cessação tabágica em pacientes submetidos à angioplastia coronarianapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples