Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorArnt, Mônica de Andradept_BR
dc.date.accessioned2011-01-26T05:59:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27494pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva confrontar os fundamentos das atuais regulamentações dos direitos autorais com aspectos de processos de registro e difusão musicais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. A emergência da música étnica no mercado musical mundial, a promoção de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e a difusão de meios tecnológicos de registro musical são tomados nesta pesquisa como fatores que afetaram significativamente os processos de criação musical entre grupos indígenas nas últimas três décadas. Nesta etnografia procurei privilegiar casos em que nem mesmo a atribuição de autoria a uma coletividade é suficiente para resolver impasses surgidos em tentativas de definição autoral destas criações, o que evidencia certas limitações dos sistemas de proteção vigentes, restritos a uma perspectiva antropocêntrica e individualista. As concepções êmicas referentes a mediações por onde circulam as expressões musicais apontam, simultaneamente, para a participação de diferentes categorias de entidades que povoam o cosmos nos processos de criação musical, o que varia em relação a cada repertório, e para a relevância do controle sobre a circulação destas expressões.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to confront the foundations of current regulations of copyright issues with the processes of recording and broadcasting music between groups Mbyá- Guarani in Rio Grande do Sul The emergence of ethnic music in the music world, promoting public policies to protect the cultural heritage and the dissemination of technological means of recording compatibility are taken in this research as factors that significantly affected the processes of musical creation, among indigenous groups in the past three decades. In this ethnography sought privilege where even the attribution of authorship to a collectivity is sufficient to resolve impasses arising in attempts to define copyright of these creations, which highlights certain limitations of existing protection systems, restricted to an individualistic and anthropocentric perspective. Emic conceptions regarding mediation by circulating the musical expressions indicate both to the participation of different categories of entities that populate the cosmos in the processes of musical creation, which varies for each repertoire, and of the importance of control over the movement of these expressions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectMbyá-guaranien
dc.subjectMusicalityen
dc.subjectAntropologia culturalpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectMusical recordsen
dc.subjectCopyrigthen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectÍndios mbyá-guaranipt_BR
dc.subjectIdentidade indígenapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectEtnografia indigenapt_BR
dc.subjectDireito autoralpt_BR
dc.subjectCriação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica étnicapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectSão Miguel das Missões (RS)pt_BR
dc.titleMediações musicais e direitos autorais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples