Repositório Digital

A- A A+

Ciência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008

.

Ciência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ciência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008
Autor Monteiro, Maria Helena Walters
Orientador Oliveira, Renato de
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Assunto Ciência e tecnologia
Desenvolvimento
Moçambique
Política educacional
Produção do conhecimento
Sociologia da tecnologia
Sociologia do conhecimento
[en] Educational
[en] Production of knowledge
[en] Science and technology and development
[en] Socio-cultural factors
Resumo Este trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país.
Abstract Este trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27497
Arquivos Descrição Formato
000764722.pdf (709.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.