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Análise da vida útil de um sensor de combustível utilizado em aeronaves

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Análise da vida útil de um sensor de combustível utilizado em aeronaves

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Título Análise da vida útil de um sensor de combustível utilizado em aeronaves
Outro título Analysis of the life cycle of a fuel sensor used in aircrafts
Autor Secco, Thiago da Rosa
Orientador Raggio Quintas, Juan Pablo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Aircrafts LET 410 UVP-E20
[en] Fuel sensor
[en] Life cycle
Resumo Este trabalho propõe uma metodologia para uma avaliação de uma possível extensão da vida de um sensor de combustível utilizado nas aeronaves LET410 UVP-E20. Essa metodologia foi realizada através de ensaios em uma bancada de testes, construída para o fim de simular o ambiente dos tanques de combustível da aeronave e assim, medir o sinal de saída dos sensores em diversos níveis de combustível. Foram comparados os tempos de utilização dos sensores com o erro dos mesmos, em relação ao valor do sinal determinado pelo fabricante do sensor. Também foram plotados gráficos com as linhas de tendência desses sensores e apesar dos diferentes modelos de sensores não seguirem um padrão de tendência entre si, os mesmos não ultrapassam um limite máximo estipulado. Pode-se então, através de mais ensaios, gerar mais pontos e obter uma linha de tendência mais confiável e então verificar a possibilidade de um pedido de extensão de vida para os sensores perante a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Abstract This paper proposes a methodology for evaluating a possible extension of the life limit of a airplane fuel sensor of the airplanes LET410 UVP-E20. This methodology was done through tests on a test bench, built for the purpose of simulating the environment of the fuel tanks of the airplane and thus measure the output signal of the sensors at different levels of fuel. Was compared the hours of use of sensors with the error, in relation of the value of the signal given by the sensor manufacturer. Were also plotted graphs with trend lines of such sensors and despite different sensor models do not follow a pattern of trend among themselves, even though they do not exceed a stipulated maximum error. You can then, through more tests, create more points and get a more reliable trend line and then verify the possibility of an application for extension of life limit for the sensors before the National Civil Aviation Agency (ANAC).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27516
Arquivos Descrição Formato
000765202.pdf (1.170Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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