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dc.contributor.advisorRaggio Quintas, Juan Pablopt_BR
dc.contributor.authorSecco, Thiago da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2011-01-27T05:58:57Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27516pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma metodologia para uma avaliação de uma possível extensão da vida de um sensor de combustível utilizado nas aeronaves LET410 UVP-E20. Essa metodologia foi realizada através de ensaios em uma bancada de testes, construída para o fim de simular o ambiente dos tanques de combustível da aeronave e assim, medir o sinal de saída dos sensores em diversos níveis de combustível. Foram comparados os tempos de utilização dos sensores com o erro dos mesmos, em relação ao valor do sinal determinado pelo fabricante do sensor. Também foram plotados gráficos com as linhas de tendência desses sensores e apesar dos diferentes modelos de sensores não seguirem um padrão de tendência entre si, os mesmos não ultrapassam um limite máximo estipulado. Pode-se então, através de mais ensaios, gerar mais pontos e obter uma linha de tendência mais confiável e então verificar a possibilidade de um pedido de extensão de vida para os sensores perante a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a methodology for evaluating a possible extension of the life limit of a airplane fuel sensor of the airplanes LET410 UVP-E20. This methodology was done through tests on a test bench, built for the purpose of simulating the environment of the fuel tanks of the airplane and thus measure the output signal of the sensors at different levels of fuel. Was compared the hours of use of sensors with the error, in relation of the value of the signal given by the sensor manufacturer. Were also plotted graphs with trend lines of such sensors and despite different sensor models do not follow a pattern of trend among themselves, even though they do not exceed a stipulated maximum error. You can then, through more tests, create more points and get a more reliable trend line and then verify the possibility of an application for extension of life limit for the sensors before the National Civil Aviation Agency (ANAC).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectFuel sensoren
dc.subjectLife cycleen
dc.subjectAircrafts LET 410 UVP-E20en
dc.titleAnálise da vida útil de um sensor de combustível utilizado em aeronavespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the life cycle of a fuel sensor used in aircrafts en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000765202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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