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dc.contributor.advisorLaranja, Rafael Antonio Comparsipt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Renato Toninpt_BR
dc.date.accessioned2011-01-27T05:59:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27529pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa auxiliar o desenvolvimento de um veículo supereconômico pelo Departamento de Engenharia Mecânica. Buscando tecnologias para a redução do consumo de combustível, procurou-se a melhoria da eficiência através da redução de perdas. Foram realizados testes em um protótipo produzido pela ULBRA em um dinamômetro de rolo de baixa potência, tendo como principal parâmetro de referência a potência do motor. Foram feitas seis medições com diferentes parâmetros de lubrificação, peso e pressão de pneus, com o objetivo de analisar as diferenças presentes na potência. Avaliando as incertezas de medição presentes nos resultados finais, pode-se afirmar que a maior pressão nos pneus traseiros (50 PSI), a lubrificação das correntes e rolamentos e o menor peso possível no chassi representam um aumento na potência na roda para uma mesma posição do pedal do acelerador.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to support the development of a low fuel consumption vehicle for the Department of Mechanical Engineering. Searching for technologies to reduce fuel consumption, it was looked to improve the efficiency by reducing losses. Tests were conducted on a prototype produced by ULBRA on a low-power roll dynamometer, having the engine power as the main benchmark parameter. Six measurements were made with different parameters of lubrication, weight and tire pressure, with the aim of analyzing the differences present in the power. Evaluating the measurement uncertainty present in the final results, it can be said that the greatest pressure on the rear tires (50 PSI), the lubrication of chains and bearings and the lowest weight possible in the chassis represents an increase in power at the wheel for the same throttle position.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectDynamometeren
dc.subjectLow fuel consumption vehicleen
dc.subjectResistance to motionen
dc.titleUtilização de dinamômetro de rolo de baixa potência em veículo supereconômicopt_BR
dc.title.alternativeUtilization of a low-power roll dynamometer in a low fuel consumption vehicle en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000765347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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