Repositório Digital

A- A A+

Projeto de um par de mangas de eixo automotivas para a Fórmula SAE

.

Projeto de um par de mangas de eixo automotivas para a Fórmula SAE

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projeto de um par de mangas de eixo automotivas para a Fórmula SAE
Outro título Project of an automotive wheel carrier pair to Formula SAE
Autor Flesch, Evandro Luís
Orientador Souza, André João de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Automotive project
[en] Formula SAE
[en] Wheel carrier
Resumo Este trabalho visa documentar os detalhes referentes ao projeto de um par de mangas de eixo automotivas. Tais componentes serão empregados em um veículo experimental desenvolvido por estudantes da universidade para desenvolvimento de um segundo veículo que representará a escola em uma competição de engenharia. A manga de eixo é o elo entre o conjunto de roda e pneu e os braços de suspensão do veículo, sendo responsável por sua dirigibilidade, estabilidade e comportamento. Questões relativas à sua influência no comportamento do veículo, à interferência com outros componentes e à fabricação são abordadas. Métodos de análise estrutural com auxílio computacional são empregados para estimar seu comportamento frente a suas condições de operação. Os esforços internos estimados após sucessivas iterações no desenho da geometria do componente mantiveram-se em patamares aceitáveis para o material escolhido. Os desenhos de conjunto mostraram-se adequados, de maneira a permitir a execução do componente, restando apenas a definição do conjunto de freios a ser utilizado.
Abstract The aim of this work is to register the details according to the automotive wheel carrier pair project. Such components will be employed in an experimental vehicle developed by the university students to make a second car, which will represent the school in the Formula SAE Engineering Competition. The wheel carrier is the final frontier between wheel/tire package and vehicle suspension brackets, being responsible for its handling, stability and behavior. Topics about its influence in vehicle's behavior, assembly issues and manufacturing are discussed. Computational structural analysis methods are employed to estimate the component behavior on the operating conditions. The internal stresses, estimated after successive iterations on the component geometry, have been in an acceptable level considering the chosen material. The assembly drawings proven be adequate, in order to allow the manufacture of the wheel carrier, just remaining the decision about the brake system that will be utilized.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27545
Arquivos Descrição Formato
000765323.pdf (1.506Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.