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dc.contributor.advisorFranco, Maria Estela Dal Paipt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Cristina Zanettinipt_BR
dc.date.accessioned2011-02-04T05:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27681pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo encontrar projeções para a Educação Superior nas próximas décadas, levando em consideração a importância da qualidade. A pesquisa realiza-se a partir da análise de conteúdo de documentos selecionados, das organizações UNESCO e OECD, segundo os critérios: ano de publicação, relação com temas atuais, e conteúdos contemplando a Educação Superior global. Foram definidas como categorias referentes: Educação Superior, qualidade e internacionalização, as quais apoiam o objeto de estudo e proporcionam as bases das categorias conceituais, análise de conteúdo e políticas projetivas. Autores como Harvey, Franco, Morosini, Dias Sobrinho, Leite, Woodhouse e Segrera fundamentam o estudo. A partir das contribuições teóricas dos autores junto aos fatos projetivos encontrados nos documentos, decorre o desvelamento das principais áreas a serem trabalhadas no futuro da Educação Superior: globalização, envolvendo a internacionalização, a política e economia e a cooperação entre instituições e organizações; a expansão, envolvendo estudos demográficos, processos de acesso e permanência e a empregabilidade; e por fim, a ética e seus envolvimentos com a responsabilidade social e a sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to find projections for Higher Education in the coming decades, taking into consideration the importance of quality. The research is carried out from the content analysis of selected documents, organizations, UNESCO and OECD, based on criteria: year of publication; relationship with current themes and content, covering higher education globally. The reference categories were: higher education, quality and internationalization, and they support the object of study and provide the basis of conceptual categories, content analysis and policy projective. Authors such as Harvey, Franco, Morosini, Dias, Sobrinho, Leite, Woodhouse and Segrera support to the study. From the theoretical contributions of authors from the facts found in documents projective, it follows the unveiling of the main areas to be worked on the Future of Higher Education: Globalization, involving internationalization, politics and economics and cooperation between institutions and organizations; expansion, involving demographics, processes of access and retention and employability; and finally, ethics and their involvement with social responsibility and sustainability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectQualityen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProjectionen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectGlobalizationen
dc.titlePerspectivas da educação superior e a qualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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