Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorSerres, Fabiana Fattorept_BR
dc.date.accessioned2011-02-04T05:59:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27686pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation whose aim is to analyze how students-teachers conceived and practiced the teaching of Mathematics as the discipline of the distance course of Pedagogy from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul progress, consists of a qualitative research and an interpretative theoretical perspective having as strategy a case study. Data analysis was conducted based on the genetic epistemology of Jean Piaget, seeking to understand the process of knowledge construction by the subjects of this study. The records gathered from the studentteachers during the Mathematics subjects of the distance course of Pedagogy from Universidade Federal do Rio do Sul were analyzed. The results of this study show that the student-teachers have rebuilt their conceptions about the Mathematical teaching, demonstrating their appropriation of the interactive and problematizing approach of the mathematical disciplines, even if only partially, and have incorporated this methodology into their pedagogical practices prioritizing the construction of the knowledge by their students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTeachers’ formationen
dc.subjectFirst years’ educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleConcepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb000766338pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples