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A dimensão educativa da mística na construção do MST como sujeito coletivo

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A dimensão educativa da mística na construção do MST como sujeito coletivo

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Título A dimensão educativa da mística na construção do MST como sujeito coletivo
Autor Comerlatto, Giovani Vilmar
Orientador Ribeiro, Marlene
Data 2010
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação do campo
Educação rural
Movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Movimentos sociais
[en] MST
[en] Mystic
[en] Pedagogical dimension
[en] Social movement
Resumo A Mística é uma prática coletiva e enraizada historicamente dentro do MST. Através dela o integrante do MST é capaz de criar forças e juntar-se com outros membros em torno da luta pela terra. O camponês vence a barreira do individualismo liberal e torna-se parte de um sujeito coletivo, um Movimento Social. Vista por esse angulo, a Mística cumpre um papel estratégico decisivo no desenvolvimento de alternativas emancipatórias gestadas no interior dos Movimentos Sociais que buscam transformações sociais. É dentro do processo do desenvolvimento da luta desse novo sujeito coletivo que as práticas místicas evidenciam seu caráter pedagógico, pois são originadoras de práticas sociais revolucionárias dentro da construção de um projeto social alternativo. Animam e fortalecem a organização do Movimento Social pois trazem a esperança de uma vida com dignidade.
Abstract The mystic is a collective and grounded practices historically within the MST. Through this the member of MST is able to create strengths and join with other members around the struggle for land. The peasant overcomes the barrier of the liberal individualism and becomes part of a collective subject, a social movement. In this perspective, Mystic has a strategic role which is crucial for the development of emancipator alternatives put forth in the center of the social movements which pursue social transformation. It is within of the process of the development of fight for this new collective subject that the mystic practices identify its pedagogic character, as they are springboard of revolutionary social practices within the construction of an alternative social project. These practices motivate and strengthen the organization of the social movement as they bring hope of a dignified life.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/27687
Arquivos Descrição Formato
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