Repositório Digital

A- A A+

A inserção da educação física na equipe multiprofissional do CAPSI Casa Melodia em Porto Alegre

.

A inserção da educação física na equipe multiprofissional do CAPSI Casa Melodia em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inserção da educação física na equipe multiprofissional do CAPSI Casa Melodia em Porto Alegre
Autor Menezes, Lenon Emiliano Cunha
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
[en] CAPSi
[en] Educación física
[en] Salud mental
Resumo O objetivo do estudo é analisar de que maneira a Educação Física se inseriu na equipe multiprofissional do CAPSi Casa Melodia de Porto Alegre. O estudo se dá através de uma pesquisa qualitativa, centrada na análise de documentos, tais como artigos, atas de reuniões, sítios da internet, etc. que contam como nasceu a Casa Melodia e como a Educação Física entrou nessa equipe. Sabe-se que os CAPS são mecanismos que surgiram como substitutos dos antigos manicômios, servindo de referência para a melhora na qualidade de vida de pessoas com transtornos psíquicos. É notória, também, a importância da interdisciplinaridade, que faz com que os profissionais do CAPSi não se limitem apenas às suas áreas de conhecimento, pois estas se encontram, se atravessam, se compõem, para chegar num trabalho sério entre profissionais, mantendo com isso a importância de todas as áreas, levando em conta suas especificidades. Cria-se, assim, um ambiente coletivo, onde as diferentes opiniões são somadas com o intuito da melhora do trabalho desenvolvido. A Educação Física aparece como componente fundamental na composição dessa equipe, oferecendo, dentro dos limites de cada usuário, uma oportunidade para o desenvolvimento do bem estar e a oportunidade de promover a saúde através das diversas oficinas propostas e de atividades geradoras de percepção corporal dos usuários. Não se pode ficar apenas na discussão da doença. Deve-se levar em conta a possibilidade de desenvolver capacidades que possam estar esquecidas ou sobrepostas pelas dificuldades.
Abstract El objetivo del estúdio es analizar de cual manera la Educación física se ingresó en el equipo multiprofesional del CAPSi Casa Melodia de Porto Alegre. El estúdio ocurre a través de uma investigación cualitativa, centrada em la análisis de documentos, como artículos, actas de reuniones, sítios de Internet, etc. que cuentan como nasció la Casa Melodia y como la Educación Física ingresó en ese equipo. Se sabe que los CAPS son mecanismos que han surgido como sustitutos de los antiguos manicomios, sirviendo como referencia para la mejora en la calidad de vida de personas con transtornos psíquicos. É perceptible también la importância de la interdiscfiplinariedad, que hace con que los profesionales del CAPSi no se limiten solamente a sus áreas de conocimiento, pues estas se encuentran, cruzan, se componen, para llegar a um trabajo serio entre profesionales, manteniendo com eso la importância de todas las áreas, llevando em cuenta sus especificidades. Se há creado así, un ambiente colectivo, donde las diferentes opiniones son somadas com la intención de la mejora del trabajo desarrollado. La Educación Física despunta como un componente fundamental en la composicion de esos equipos, ofertando, dentro de los limites de cada usuario, uma oportunidad para el desarrollo del bienestar y la oportunidad de promover la salud a través de las diversas clases propuestas y de actividades generadoras de percepción corporal de los usuários. No se puede quedar solamente em la discussio de la enfermedad. Hay que llevarse em cuenta la posibilidad de desarrollar capcaidades que puedan estar olvidadas o superpuesto por las dificultades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27703
Arquivos Descrição Formato
000766159.pdf (184.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.