Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozatti, Mauro Luizpt_BR
dc.contributor.authorHeredia y Antunes, Diogo Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-08T05:59:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27711pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é descrever como se deu o desenvolvimento do Projeto JAGUAR, desde sua idealização em junho de 2008, até o final da primei ra turma em dezembro de 2009. Criado na esfera do movimento Guardiães do Amanhã e da Universidade Internacional da Paz (Unipaz-Sul), o Projeto JAGUAR é des tinado a jovens entre 14 e 20 anos. Este trabalho visa a promover uma mudança de paradigmas e ao desenvolvimento harmônico dos adolescentes, através da busca da inteireza do Ser. A metodologia utilizada para este estudo foi a avaliação iluminativa, que consiste em três aspectos : 1) observação; 2) busca de dados; e 3) explicação da realidade. Observações participativas foram também uma das formas de coleta de informações, registradas no diário de campo do pesquisador. A revisão de literatura partiu dos manuais dos projetos de extensão da Unipaz-Sul e das principais obras que os embasam, especialmente dentro das áreas de Educação e Psicologia Transpessoal. A partir das informações contidas no manual do Projeto JAGUAR e dos dados registrados nos diários de campo des crevemos como se deu o processo de criação do projeto, o modelo de gestão do grupo, as atividades realizadas na primei ra turma e os resul tados da caminhada desses jovens. O Projeto JAGUAR se configurou como uma proposta educacional integral e transdisciplinar, onde a utilização das práticas corporais foi fundamental para que seus objetivos fossem atingidos.pt
dc.description.abstractThe objective of this paper is to des cribe the development of the JAGUAR Project, from its idealization, in June 2008 until the end activi ties of the first group in December 2009. Created in the scope of the Movimento Guardiães do Amanhã and the International University of Peace (Unipaz-Sul ), the JAGUAR Project focuses at youngs ters from 14 to 20 years of age. It intends to promote a change of their living paradigm and a balanced and holistic development of the adolescents, towards the search of the wholeness of the self. The methodology used for this research was Iluminative Evaluation, which has three steps : 1) Observation; 2) Data search; 3) Explanation of the reality. Participants observations was one of the methods for the data collection, registered in the researcher's field diary. The literature review covered the manuals of the extension courses of Unipaz-Sul and the authors that give support to them, specially in the fields of Education and Transpersonal Psychology. Using the information from the manual of the JAGUAR Project and the data registered in the field diary, we describe the process of creation of the project, the model of management of the facilitators group, the activities performed in the first youngs ters group and the changes that took place in them. The JAGUAR Project is an integral and transdisciplinary proposal, where physical practices were fundamental for the objectives to be achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysical practicesen
dc.subjectTransdisciplinari tyen
dc.subjectSearch of the wholeness of the selfen
dc.titleJovens guardiões do amanhã - JAGUAR : educando jovens na busca da inteireza do serpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766471pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples