Repositório Digital

A- A A+

A profissionalização do voleibol masculino no Rio Grande do Sul na década de 1980

.

A profissionalização do voleibol masculino no Rio Grande do Sul na década de 1980

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A profissionalização do voleibol masculino no Rio Grande do Sul na década de 1980
Autor Santos, Rafael Seixas dos
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Voleibol
Resumo O voleibol masculino no Rio Grande do Sul tinha um caráter amador até a década de 1970. Gradualmente começou o chamado processo de profissionalização do voleibol com a presença de patrocinadores do esporte. A pesquisa tem como objetivo identificar como ocorreu o processo de profissionalização do voleibol masculino no Rio Grande do Sul na década de 1980, identificando clubes, atletas, técnicos e outras personalidades que se destacaram. O intuito do estudo também foi reconstruir as memórias do voleibol, uma vez que para a maioria da população o voleibol masculino tornou-se realidade apenas após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, desconhecendo o passado que possibilitou tal conquista e posterior supremacia do Brasil no voleibol mundial. As fontes consultadas consistiram basicamente de jornais do Rio Grande do Sul, e utilizaram-se também revistas, folhetos. Evidenciou-se que o Banco Sulbrasileiro foi pioneiro no patrocínio do voleibol no Rio Grande do Sul, oportunizando aos atletas a remuneração e melhores condições de treinamento. Conclui que era necessária a profissionalização do voleibol no estado do Rio Grande do Sul para levar não só o Estado, mas também o país a grandes vitórias internacionais, tendo claro que o amadorismo foi imprescindível para essa transição.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27721
Arquivos Descrição Formato
000766158.pdf (1.379Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.