Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorFilippini, Isabellapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-08T05:59:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27728pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se insere na linha de pesquisa do grupo F3P-EFICE e surge a partir das problemáticas encontradas nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física apresentadas em diversos estudos sobre o tema e dos processos de reestruturação curriculares que esses cursos vêm passando, a partir da aprovação das Resoluções CNE/CP 1/2002 (Diretrizes Curriculares para formação de professores para Educação Básica) e CNE/CES 7/2004 (Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Educação Física). Tem por objetivos compreender a organização do trabalho pedagógico nos estágios curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e a formação de professores nesse curso. Como problema orientador dessa pesquisa, foi formulada a seguinte pergunta: Como é organizado o trabalho pedagógico na formação inicial de professores de Educação Física na ESEF/UFRGS?. Para respondê-la, procurase compreender a relação entre trabalho e educação; a educação como um processo de trabalho; a organização do trabalho pedagógico, e a formação inicial de professores de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de informações análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas e observação participante, tendo a confecção de diário de campo. Os documentos analisados foram as Resoluções e Pareceres do CNE sobre a formação para a educação básica e para a graduação em Educação Física; o currículo de Educação Física sob o qual foram submetidos os colaboradores do estudo; as súmulas das disciplinas do curso de Educação Física da UFRGS, e atas das reuniões da Comissão de Graduação de Educação Física da UFRGS, de 2001 a 2010. As observações foram feitas em uma turma de Estágio de Docência em Ensino Fundamental do curso de Educação Física da ESEF/UFRGS, totalizando, aproximadamente, 80 horas de observação. Foram feitas, ao todo, 8 entrevistas, com 7 estudantes matriculados na disciplina observada e com o professor orientador da turma, totalizando, aproximadamente, 5 horas e meia de entrevistas. Ao final do trabalho de campo, analisei as informações coletadas, relacionando com o referenciam teórico inicial, para atender os objetivos propostos. A análise das informações nos levou a duas categorias que emergiram do campo e que nos fazem melhor compreender e responder nosso problema de pesquisa: a relação entre teoria e prática e o trato com o conhecimento. Concluímos que, na formação de professores de EF da ESEF/UFRGS, existe um distanciamento entre teoria e prática e que o trato com o conhecimento apresenta-se fragmentado e insuficiente para dar conta da realidade da escola.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo se encuadra dentro del grupo de investigación F3P-EFICE y surge de los problemas encontrados en los cursos de formación inicial para profesores de Educación Física que se presentan en muchos estudios sobre el tema y dos procesos de restructuración curricular que ocurren en estos cursos desde la aprobación de la Resolución CNE/CP 1/2002 (Lineamientos Curriculares para la formación de los profesores de Educación Básica) y el CNE/CES 7/2004 (Lineamientos Curriculares para los cursos de licenciatura en Educación Física). Su objectivo es entender la organización del trabajo pedagógico en las prácticas de enseñanza en el curso de Licenciatura en Educación Física de la ESEF/UFRGS y formación del profesorado en este curso. Como problema que guían esta investigación, formulamos la siguiente pregunta: ¿Cómo se organiza el trabajo pedagógico en la formación inicial de profesores de Educación Física en la ESEF/UFRGS?. Para responder a ella, logro entender la relación entre trabajo y educación, la educación como un proceso de trabajo, la organización del trabajo pedagógico y la formación inicial de profesores de educación física. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo, que se utiliza como instrumentos para obtener informaciónes: análisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y observación participante, y la elaboración de un diario de campo. Los documentos que se analizaron son las resoluciones y dictámenes del CNE sobre la formación para la educación básica y de graduación en educación física, el Plan de Estudios de Educación Física en que están sometidos los colaboradores de este estudio, los resúmenes de las disciplinas en el curso de Educación Física de la ESEF/UFRGS, y actas de las reuniones de la Comisión de Graduación en Educación Física de la ESEF/UFRGS, de 2001 a 2010. Las observaciones se realizaron en una clase de prácticas de enseñanza en Educación Primaria del curso de Educación Física de la ESEF/UFRGS, un total de aproximadamente 80 horas de observación. Se realizaron, en total, ocho entrevistas con siete alumnos matriculados en la clase observada y una con el profesor de la clase, un total de aproximadamente 5 ½ horas de entrevistas. Al final del trabajo de campo, se analizaron las informaciónes obtenidas, relacionando con la referencia teórica inicial, para alcanzar os objetivos propuestos. El análisis de las informaciones nos llevó a dos categorías que surgieron del campo y que nos hace entender mejor y responder a nuestro problema de investigación: la relación entre la teoría y la práctica y el trato con el conocimiento. Se concluye que en la formación de profesores de Educación Física de la ESEF/UFRGS, existe una brecha entre la teoría y la práctica y que el trato con el conocimiento se encuentra fragmentado e insuficiente para hacer frente a la realidad de la escuela.es
dc.description.abstractThis work fits within the research group F3P-EFICE and emerges from the problems encountered in the initial training courses for physical education teachers presented in several studies and the restructuring curriculum process that such courses have been going through since the approval of the Resolution CNE/CP 1/2002 (Curriculum Guidelines for training of teachers for Basic Education) and CNE/CES 7/2004 (Curriculum Guidelines for Physical Education graduation courses). It aims to understand the organization of the educational work in internships in the Licenced Degree in Physical Education, ESEF/UFRGS and the teacher training in this course. As a problem of research, we formulated the following question: How is organized the educational work in the training of physical education teachers in ESEF/UFRGS? To answer it, we try to understand the relationship between work and education, education as a work process, the organization of educational work, and the initial training of physical education teachers. This is a qualitative case study, using as instruments to collect information: document analysis, semi-structured interviews and participant observation, and the making of a field journal. The documents that were analyzed are: Resolutions and Opinions of the CNE about the training of teachers for basic education and graduate school of physical education; the physical education curriculum under which the collaborators of the study were submitted; the summaries of the subjects in the course of EF, UFRGS, and minutes of meetings of the Graduation Committee in Physical Education of ESEF/UFRGS, from 2001 to 2010. The observations were made in a class of Internship Teaching in Elementary Education, in physical education course from ESEF/UFRGS, totaling approximately 80 hours of observation. Were made, in total, eight interviews: seven with students enrolled in the observed class and one with the class professor, totaling approximately 5 ½ hours of interviews. At the end of the fieldwork, we analyzed the collected information relating to the initial theoretical reference, to meet the goals. Analysis of the data led us to two categories that emerged from the field and that make us better understand and answer our research problem: the relationship between theory and practice and the treatment of the knowledge. We conclude that in the training of physical education teachers, in ESEF/UFRGS, there is a gap between theory and practice and that the treatment of the knowledge is fragmented and insufficient to deal with the school‟s reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfesor de educación iniciales
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectOrganización del trabajo pedagógicoes
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectOrganization of the educational worken
dc.titleA organização do trabalho pedagógico na formação inicial de professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples