Repositório Digital

A- A A+

O efeito agudo do alongamento na função muscular : uma revisão

.

O efeito agudo do alongamento na função muscular : uma revisão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O efeito agudo do alongamento na função muscular : uma revisão
Autor Riese, Carlos Eduardo Arigony
Orientador Pinto, Ronei Silveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Cotovelo
Exercício físico
Flexibilidade
Resumo Introdução: É preconizado por técnicos e praticantes de atividades e/ou exercícios físicos que a prática do alongamento promove efeitos benéficos à atividade que vem a seguir, principalmente, no que se refere à prevenção de lesões e aumento no desempenho. Esta crença tem sido colocada à prova por alguns estudos que vêm contradizendo estas teorias. A presente investigação tem por objetivo revisar na literatura o efeito agudo do alongamento na função muscular, quando executado previamente à sessão de treino. Metodologia: Para obtenção dos dados foram utilizadas duas vias básicas: por meio de livros e artigos – buscados com a ferramenta Scopus utilizando os termos stretching, flexibility, strength training, etc. Considerações finais: Após esta revisão é possível identificar o efeito deletério sobre a função muscular relacionado com a prática de alguns tipos de alongamento quando executados previamente à sessão de treino. Os autores têm se referido a este fenômeno como “Déficit transitório na força induzido pelo alongamento” e têm recomendado aos técnicos e praticantes que levem em consideração este fenômeno ao incentivar o alongamento antes de eventos esportivos. Entre outras conclusões os autores afirmam que, quanto maior o tempo de execução e o número de séries de alongamento, maior é a perda de força em uma relação diretamente proporcional. O alongamento é uma prática importante que traz inúmeros benefícios a seus praticantes. No entanto, deve-se levar em consideração a distinção entre os métodos de treinamento de flexibilidade e força para não haver interferência de um sobre o outro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27731
Arquivos Descrição Formato
000766286.pdf (164.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.