Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Vinícius Arnaboldi dept_BR
dc.date.accessioned2011-02-08T05:59:29Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27732pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. A amostra foi composta por sessenta e quatro crianças matriculadas em cinco escolas de Porto Alegre, com idades entre cinco e seis anos (M=5,81; DP=0,45). O instrumento utilizado para a análise do desempenho motor das crianças foi o Test of Gross Motor Development–2 (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados indicam desempenho motor abaixo da média para o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática e pobre para o grupo de crianças não praticantes, com base nas categorias descritivas propostas por Ulrich (2000). Para a comparação entre os dois grupos, recorreu-se ao Teste t para amostras independentes. Foi constatado que: a) no subteste locomotor, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,56 e DP=1,65, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=5,61 e DP=1,89, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; b) no subteste de controle de objetos, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,83 e DP=2,35, enquanto que o grupo de crianças não praticantes a apresentou M=6,46 e DP=1,77, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; c) no Coeficiente Motor Amplo, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=86,25 e DP=9,76, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=76,04 e DP=9,02, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa. Conclui-se que, embora os níveis de desempenho motor apresentados pelas crianças de ambos os grupos sejam considerados aquém do esperado para a sua idade, a participação em programas de movimento/educação física tem influenciado positivamente o desempenho das crianças, quando comparadas às que não se engajam nesses tipos de programas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesempenho motorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleEstudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766288pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples